Festa da Rainha do Mar

Festa da Rainha do Mar

Dois de fevereiro é marcado por uma comemoração especial para os devotos da Rainha do Mar, Iemanjá. É a data da maior festa de celebração a ela realizada no país, a festa do Rio Vermelho, em Salvador.

Centenas de devotos acompanham anualmente a procissão até o templo de Iemanjá às margens do Rio Vermelho, todos trajados de branco e carregando suas oferendas.

Iemanjá é um orixá africano, bastante popular entre religiões ligadas a cultura afro-brasileira e seu nome deriva da expressão Iorubá, que significa mãe dos peixes.

Considerada a mãe de seus devotos, segundo a crença seus filhos são serenos, maternais, sinceros e dispostos a ajudar sempre. Apreciam a disciplina e hierarquia, mas de uma maneira geral, são calmos e ingênuos, características que mudam caso alguém os deixe furiosos. É daí que deriva a lenda de que quando o mar está bravo é porque Iemanjá e seus filhos estão enfurecidos.

Uma das características mais marcantes dos devotos de Iemanjá é a fé em sua rainha e mãe, demonstradas através da seriedade com que encaram as tradições. Em dois de fevereiro, os filhos da rainha do mar escolhem roupas geralmente brancas, podendo variar entre o prata transparente, o azul e o verde-água. As comidas preparadas para o dia são, manjar branco, acaçá, peixe de água salgada, bolo de arroz, melancia e cocada branca.

Muitas das tradicionais comidas do dia de Iemanjá são oferecidas como oferenda, tanto em 2 de fevereiro como na noite de Réveillon. Velas, champanhe e sacrifícios de carneiro também são comumente oferecidos. Este ano, em Salvador, 40 artistas plásticos locais estão preparando uma grande oferenda surpresa.

No dia da festa também é comum ver devotos que não são praticantes de nenhuma religião ligada a cultura africana ou até mesmo pessoas que simpatizam com o orixá, pedindo proteção ou algo que deseja muito, em troca de uma oferenda. Para os que ainda não sabem o que ofertar à Iemanjá, separamos duas das mais tradicionais oferendas.

Oferenda 1

7 velas brancas

7 velas azuis

Champanhe

Manjar branco

7 rosas brancas

7 fitas azuis (1 metro)

7 fitas brancas (1 metro)

1 bilhete com no máximo três pedidos

Local de entrega: Areia da praia


Oferenda 2

Arroz cozido na água e mel

Água Mineral

1 vela branca

1 vela azul

1 rosa branca

Local de entrega: Pode ofertar em sua própria casa

Por Mariana Benjamim

Comente

Assuntos relacionados: astral crença iemanjá festa iemanjá