Falta de água? Veja dicas para economizar

Dicas para economizar água

Foto - Shutteratock

A situação do abastecimento de águano Brasil inteiro está cada dia pior. Sem chuvas, a Agência Nacional de Águas (ANA) estima que, até 2015, mais de 3 mil cidades do País poderão enfrentar problemas.

Você deve estar sentindo na pele as consequências da falta de água no País. Então porque não poupar um pouco para amenizar a situação? Confira 10 dicas fáceis que você pode aplicar no seu dia a dia para economizar esse bem tão precioso.

1 - Lavar o carro só quando voltar a chover, como propõe a campanha "Não Chove, Não Lavo", da agência África.

2 - Tomar banhos de no máximo 5 minutos (na hora de lavar o cabelo, aproveite que está calor e desligue o chuveiro enquanto ensaboa as madeixas).

3 - Faça xixi no banho. O xixi é composto por 95% de água, então nada de nojinho! Fora que um aperto de descarga usa até 12 litros de água potável (em um ano isso dá 4.380 litros), de acordo com a SOS Mata Atlântica.

4 - Seu chuveiro demora para esquentar? Que tal colocar um balde para coletar a água enquanto ela não fica boa para tomar banho e depois reaproveitar essa mesma água em outro lugar?

5 - Não usar a mangueira para lavar o quintal ou a calçada, claro. Uma vassoura é o suficiente para manter a limpeza. Mas se estiver realmente sujo: sabe o balde com água que você coletou no banho? Pegue um pano e use essa água.

6 - Espere acumular a roupa suja para lavar tudo de uma vez.

7 - Aproveite a água da lavadora para usar no quintal.

8 - Roupas íntimas podem ser lavadas no banho também.

9 - Nem pensar em encher a piscina, hein? Piscinas são as recordistas em gasto de água.

10 - Regue as plantinhas com regador (afinal, essa é a função dele).

E você, tem mais alguma dica para acrescentar à lista?


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: água economizar água