Fadiga é o novo mal do século - saiba como evitar em 10 passos

fadiga

Mulheres fatigadas precisam de atenção consigo mesmas, com sua saúde e com seus relacionamentos que podem ser bem prejudicados. Foto: © David Sutherland/Corbis

Que mulher desse mundo, dessa época, nunca ouviu falar de fadiga? Ou mesmo já não se sentiu fatigada? Provavelmente quase todas nós. Saiba que fadiga não é só um cansaço do final do dia, ela pode ser tornar uma doença e causar danos graves à sua saúde. Fique atenta aos sinais.

Pesadas jornadas de trabalho, de mais de 10 horas por dia, sem o descanso e alimentação corretos podem causar desastres no seu corpo e até na sua pele. E na maioria das vezes a gente se alimenta do que está mais à mão, mais fácil, a tal junk food. E as vitaminas e minerais de que precisamos acabam ficando de fora da nossa dieta.

O trânsito, o medo da violência e a pressa em conseguir encaixar muitos compromissos em apenas 24 horas causam o estresse contínuo e consequentemente também a fadiga, que atinge grande parte da população. E quando a nossa beleza começa a ser afetada? Quando esse cansaço todo é absorvido pelo organismo que responde em forma de doenças de pele e problemas de estômago como a gastrite e até mesmo úlceras.

Além desses problemas, você ainda prejudica sua vida pessoal. Afinal de contas que energia sobra para namorar e se divertir? A vida sexual e afetiva ficam bem sem graça nessas fases. Haja compreensão do marido ou namorado.

O cardiologista Antonio Carlos Till, especializado nesse problema de saúde, comenta: "a fadiga é um conjunto de sintomas que atinge o corpo de várias maneiras. É o cansaço físico clássico em excesso. Ela pode se dar de várias formas nos campos físico e mental, no desempenho intelectual, no relacionamento, na tolerância, etc".

Recomendações

Mas você pode se livrar desses males seguindo algumas recomendações básicas:

- Reservar tempo para se encontrar com amigos num bar ou evento, mesmo que seja no domingo.

- Trabalhe mais perto de casa, pense em sua qualidade de vida.

- Faça refeições leves para não atrapalhar a sua produtividade.

- Depois que sair do trabalho se desligue dele, tente relaxar e faça exercícios.

- Dedique-se a um hobby, pode ser arte, como pintura e fotografia.

- Saia sempre que der para namorar, mesmo que seja durante a semana. Afinal, de contas, a vida acontece todo dia.

- Não se esqueça de tomar pelo menos 2 litros de água por dia, entre as refeições.

- Construa um ambiente de trabalho agradável, arrume sua mesa e organize sua agenda.

- Reserve um dia da semana para si, faça um day spa com direito a massagem e tratamentos de beleza.

- Que tal ter um projeto fora do trabalho? Pense num plano B profissional, a fadiga pode melhorar com uma mudança de profissão.

Pense com calma nisso!


Comente

Assuntos relacionados: bem estar fadiga mal do século