Faça uma revisão geral no seu veículo

Faça uma revisão geral no seu veículo

Foto: Jamie Grill/Tetra Images/Corbis

Agenda de mãe moderna é sempre cronometrada. Haja jogo de cintura para levar os filhos à escola, chegar a tempo no trabalho e conseguir uma horinha na manicure. É por essa razão que a revisão periódica no seu carro é super importante, para você cumprir suas tarefas do dia a dia com a maior segurança.

Confira os itens necessários a serem avaliados, que garantem que o veículo funcione o ano todo!

Pneus - Confira se os sulcos estão rasos, ou seja, se o pneu está "careca". Em trechos de serra com muitas curvas, os pneus são mais exigidos e, por isso, precisam estar sempre calibrados. Não esqueça a calibragem do estepe.

Óleo de motor - O óleo serve para lubrificar e refrigerar o motor. Verifique o nível do óleo e se está limpo. A troca deve ser feita pelo menos uma vez por ano.

Cabos de velas e velas - São responsáveis pela queima do combustível. A vela deve ser trocada a cada 20 mil quilômetros. O cabo só é trocado quando há danificações.

Filtros - Eles retêm as impurezas, por isso precisam ser trocados periodicamente. Renove os de óleo e de ar a cada 10 mil quilômetros. Uma boa dica é que o filtro de óleo seja trocado junto com a troca de óleo. No caso do veículo com combustível flex, isso se aplica também ao filtro de combustível. Nos demais casos a troca deve ocorrer entre 20 e 40 mil quilômetros.

Freios - Faça a revisão dos freios a cada 10 mil quilômetros. Já o fluido deve ser trocado uma vez por ano. Não se esqueça de checar as pastilhas e os discos também.

Limpadores - Verifique a qualidade das palhetas do pára-brisa. Se não estiverem em bom estado, além de não limpar, elas arranham o vidro. As palhetas de boa qualidade devem ser trocadas pelo menos uma vez ao ano.

Ar condicionado - Certifique-se se o sistema de ar está funcionando direito. O ar-condicionado é a maneira mais eficiente de desembaçar os vidros, além de proporcionar conforto quando as temperaturas estão altas.

Luzes de sinalização externa - Sem sinal de freio ou seta, o risco de acidentes aumenta. É sempre importante verificar se nenhuma está queimada.

Além de de fazer a revisão do seu carro, não se esqueça dos equipamentos de segurança necessários no veículo (triângulo, macaco, estepe, extintor de incêndio) e dos documentos: carteira de Habilitação, documento do veículo, identidade, IPVA e o seguro devem estar sempre à mão e em dia.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: equilíbrio bem estar carro segurança revisão