Ex-alunos criam vaquinha para pagar dívidas de professor aposentado

Este professor ganhou a gratidão de seus ex-alunos. Quando ele precisou, eles estavam lá para retribuir!
professor maurício barroso

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O professor Maurício Barroso manteve um cursinho em Petrópolis durante 30 anos.  Seu objetivo era ajudar seus alunos a se prepararem para vestibulares de universidades públicas. Formado em Engenharia, ele passou anos dando aulas até realizar o sonho do negócio próprio. Sempre que necessário, ele dava bolsas de estudos para aqueles que não podiam pagar a mensalidade, além de oferecer aulas particulares gratuitas quando era necessário.


A vocação para administrar não era a mesma que para ensinar, e Maurício acabou entrando num espiral de dívidas, entre empréstimos, dívidas trabalhistas (de acordo com ele, por causa de sua mania de não registrar os pagamentos) e por conta de materiais comprados para o cursinho.

Hoje com 82 anos, ele acumula mais de 100 mil reais em dívidas, que comprometem seu orçamento, baseado no valor que recebe de aposentadoria. Mas seu legado foi forte o suficiente para que uma rede de ex-alunos se juntasse para ajudar.

“Enquanto diziam que eu não ia conseguir e que era para desistir, o professor, por outro lado, afirmava que eu era muito capaz, que ainda ia me ver formada. Ele dizia para eu não desistir dos meus sonhos e me fez acreditar que iria passar para uma Universidade Federal”, contou Eva Maricato ao G1.

professor maurício barroso

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Ela é uma das responsáveis pelo Projeto Reconhecimento Mestre Maurício Barroso, que já colocou 500 alunos em contato para ajudá-lo a entender e lidar com as dívidas, inclusive organizando uma grande vaquinha.

Mais de 25 mil reais já foram arrecadados. O Cursinho de Maurício foi vendido em 2015, mas ele afirma não ter recebido nada pela transação, o que atrapalhou ainda mais sua vida financeira. Hoje, 50% do que recebe por mês é destinado à tentativa de quitar as dívidas.

Comente

Assuntos relacionados: educação boa ação