Etiqueta na internet

Etiqueta na internet

Na era dos emails, redes sociais, blogs, portais e fóruns de discussão, é preciso ter certos cuidados. Os principais, segundo os profissionais da área, são com a língua portuguesa e com o próprio comportamento.

Afinal, muitas pessoas pensam que por não serem vistas podem escrever tudo que quiserem, sem limite algum. Mas é preciso ter critério. Boa educação, cortesia, também são atributos existentes e recomendáveis no mundo virtual.

É para isso que hoje já existe até nome para esses bons costumes: a "netiqueta".

São muitas as formas de comunicação dentro desse mundo digital, por isso é bom estar atento, ler bastante e se informar sobre o que se passa e como a maioria das pessoas se relaciona, de forma pacífica e coerente.

Por isso separamos apenas algumas dicas de manter a etiqueta na internet. Mas cada ferramenta (blog, fórum, rede social) há sempre algo novo a aprender.

Para os emails, escreva textos de leitura fácil, seja claro e objetivo. Escolha um título apropriado que esteja relacionado ao assunto tratado na mensagem. Isto é essencial para alguém com uma caixa postal lotada decidir se vai ou não ler sua mensagem.

Evite mandar correntes ou conteúdos que não interesse para a maioria das pessoas. Já em fóruns e em redes sociais, procure responder a todas as mensagens pessoais.

Combine letras maiúsculas e minúsculas da mesma forma que na escrita comum. Na internet, escrever somente com letras maiúsculas é o mesmo que gritar. Se deseja enfatizar frases, use recursos como grifar ou sublinhar.

Lembre-se que muitas pessoas na internet vai conhecê-lo(a) somente através de como você escrever, portanto, cuide da correção ortográfica e gramatical.


Em redes sociais, a atenção deve ser redobrada. Pois nesses sites, a informalidade é maior, e o conteúdo gerado e compartilhado nem sempre agrada a todos. Evite acessá-las no trabalho, mas se for impossível, aja sempre com bom senso.

Outros importantes lembretes: Evite informações abreviadas, que dificultem o entendimento. Procure não expor informações e dados pessoais na internet, pois é perigoso. E evite também expor fotos em situações constrangedoras ou fazer comentários maliciosos.

Por Jessica Moraes

Comente