Entenda as funções da lavadora de roupas

Lavadora de roupas

Foto: Kate Kunz/Corbis

As máquinas de lavar roupas estão tão modernas que realmente a gente se perde em meio a tantos botões. Para que você não se perca mais, a gente aproveita para explicar a função de cada um.

As lavadoras de roupas têm três funções básicas: lavar, enxaguar e centrifugar. A lavagem é a mais longa e traz diversos métodos para tecidos leves, pesados, tira-manchas, níveis de água e por ai vai.

Os programas de lavagem variam. Eles regulam nível de água, tempo de centrifugação e outras funções, contribuindo para que suas roupas durem mais e saiam inteiramente limpas.

Os ciclos de lavagem são partes menores dos programas de lavagem e com ações determinadas que podem ser usadas isoladamente, como lavar, enxaguar e centrifugar.

Nivelar a água também é um passo à parte. Alguns modelos de lavadoras indicam a melhor dosagem de sabão e o nível de água, de acordo com a quantidade de roupa (volume) que você colocou no cesto para lavar.

Tem ainda a função molho. Modelos mais atuais têm molho misto, ou seja, realizam várias agitações em pequenos intervalos de tempo, misturando melhor a roupa com água e sabão. Isso aumenta a eficiência na remoção da sujeira.

Veja outras funções da lavadora de roupas

Função inteligente: alguns modelos estão programados para adequar a quantidade e composição de roupas em circuitos inteligentes. Ao realizar esses cálculos, as máquinas fazem ajustes automáticos no nível de água, tempo de lavagem e centrifugação, alcançando resultados melhores gastando menos energia. Fantástico, não?!

Função adiar lavagem: essa função permite que a lavagem comece num horário determinado, possibilitando regular o término do processo com a sua chegada em casa após o trabalho.

Função tira manchas: ideal para remoção das manchas mais difíceis, tipo sujeira de colarinho, punhos e meias, sem a necessidade de esfregar antes. Ao ser selecionada, essa função ajusta automaticamente a temperatura da água para morna, que será aquecida para auxiliar na remoção de manchas de origem orgânica.

Função amaciante: Permite que suas roupas fiquem imersas em água com amaciante por até 12 horas, saindo cheirosas e com toque suave após a centrifugação.

Enxágue

Depois que a roupa estiver limpinha é hora de tirar o sabão e o amaciante. Alguns modelos têm o chamado ‘jato limpante’, que é um sistema de enxágue com características especiais para uma melhor remoção do sabão das roupas.

O funcionamento acontece em uma liberação de jatos de água, que eliminam todo o resíduo de sabão da lavadora. Existem máquinas que tem um ou mais enxágues extras para remoção completa do sabão.


Centrifugação

Em alguns modelos você pode escolher até quatro velocidades diferentes deste processo. Em outros, existe a função de centrifugação econômica, garantindo a mesma eficiência mas com pausas durante a centrifugação para uma maior economia de energia.

Em alguns modelos existe ainda a função ‘Passa Fácil’, que permite centrifugação mais suave deixando as roupas menos enrugadas, um pouco mais úmidas e mais fáceis de passar.

Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: bem estar lavar roupa lavadora roupa