Engordei ou só estou inchada?

Engordou ou está inchada

Está se sentindo inchada? Saiba que isso pode ser perfeitamente normal. Foto: © Tim Pannell/Corbis

O verão é uma época ótima para muitas coisas, mas as mulheres sofrem com retenção de líquido e acham que estão engordando. Vamos te ajudar a diferenciar as duas coisas e a viver melhor.

Para diferenciar as duas situações, a melhor medida é ficar de olho no próprio corpo, se o aumento de peso foi da noite para o dia, isso é inchaço, ou seja, retenção de líquido. Isso pode ser um descontrole hormonal, ou até mesmo algo relacionado ao período menstrual.

Essa alteração é normal, pois acontece uma alteração nos níveis de estrogênio e progesterona, o que pode ocasionar a retenção de líquidos. Depois tudo volta ao normal.

Mas esse inchaço também pode ser um sinal enviado pelo organismo de que algo não vai assim tão bem, como por exemplo, mau funcionamento dos rins, ou da tireoide, ou ainda algum problema cardíaco, portanto, não vacile, vá ao médico e tire suas dúvidas. Ele provavelmente pedirá alguns exames e rapidamente você poderá se equilibrar.

O inchaço, ou edema, nos tornozelos, pode estar associado a algum problema no rim, e precisa de tratamento.

Para evitar isso, ou melhorar um estado de retenção de líquidos, já instalado, temos algumas dicas bem interessantes. A primeira delas é beba muita água, a ingestão de líquidos ajuda a melhorar na eliminação do que está acumulado.

Evite o sal, ou diminua bastante, o excesso de sal no organismo faz com que o corpo retenha a água, e consequentemente piora o inchaço. Experimente usar limão e ervas para temperar sua salada, por exemplo. Evite também condimentos industrializados de tempero, ele contém muito sódio, que o sal.

Outra coisa ótima é se exercitar. Se mexa e não passe muito tempo sentada, procure alguma atividade física constante de quem goste. A drenagem linfática é muito benéfica, esse tipo de massagem faz com que o nosso organismo elimine mais rápido todas as substâncias tóxicas que ingerimos na comida ou nas bebidas pela nossa urina.

É um tratamento muito bom para qualquer mulher. Experimente. Mude seus hábitos e mantenha sua consulta médica em dia, e tudo volta ao normal.


Por Giseli Miliozi

Comente