Eneagrama. Você sabe o que é isso?

Eneagrama Você sabe o que é isso

Você conhece a sua personalidade? E a sua essência? Se você respondeu que sim é bom refletir um pouco mais. Não é tão fácil assim. Por isso, para saber como você realmente é existe uma ferramenta muito antiga chamada eneagrama.

Com registros desde a Mesopotâmia, o eneagrama é uma figura formada por um círculo, que simboliza o mundo todo e alguns triângulos que representam que tudo no mundo tem dois lados. Esses triângulos se encontrarem com o círculo e formam nove pontos que tem o objetivo de desvendar personalidades. A neurologista Fátima Caldas, estudiosa do instrumento, explicou durante o evento Beleza Sustentável, ocorrido essa semana em São Paulo, o seu funcionamento.

Ela conta que cada um de nós tem uma essência que fica escondida por traz de uma personalidade que criamos durante a vida. "Desenvolvemos nossa personalidade desde a infância, de acordo com como ela é, com o que sentimentos falta quando éramos pequenos. A personalidade é um instrumento de sobrevivência."

A neurologista detalha que nossa personalidade é formada por três inteligências: a instintiva, a emocional e o intelecto. "O desequilíbrio forma a personalidade de cada um. Existem pessoas que usam mais a cabeça, para eles o intelecto é mais importante. Já outras mais sentimentais. Neste caso o destaque fica para o emocional e assim por diante."

Fátima explica que apesar de sermos únicos é possível separar todas as personalidades existentes em nove grupos. Esses são os nove pontos os indicados no eneagrama. Eles levam os nomes dos sete pecados capitais, mais a vaidade e o medo.

Ela explica que as pessoas precisam conhecer os grupos para perceberem em qual se encaixam. "Precisamos descobrir o que não somos, mas achamos que somos para saber o que somos de verdade.", explica.

Fátima deu uma breve explicação sobre cada uma das personalidades. Vale a pena conferir e descobrir em qual delas é a sua. Assim, fica mais fácil começar a se conhecer melhor.

1) Ira - Pessoas que tem a necessidade de estar sempre aperfeiçoando tudo. Guiados pelo dever de fazer.

2) Orgulho - pessoas generosas que tem o desejo de se sentir "dando" para compensar a falta. São transparentes e simpáticas. Precisam de liberdade e tem dificuldade com limites.

3) Vaidade - Pessoas muito motivadas a buscar o sucesso e muito preocupadas com a aparência. Tendem a se adaptar à aquilo que dá "ibope".

4) Inveja - Normalmente são pessoas que tiveram contato com o sofrimento, são movidos pela falta. São criativos e românticos.

5) Avareza - São introspectivas, não são interessadas em trocas. Vivem muito no plano mental.

6) Medo - São movidos pelos questionamentos. Tem medo de sentir medo. Personalidade de pensadores e filósofos.

7) Gula - Pessoas movidas pelo novo, querem degustar tudo. Normalmente vivem pulando de uma coisa para a outra.

8) Luxúria - Pessoas que tendem a serem rebeldes e gostarem de revoluções, motivadas pela vingança contra o sistema.

9) Preguiça - Bondosas e disponíveis. Tem preguiça de ser e por isso se adaptam a qualquer coisa, fazem mais pelos outros do que por si mesmo.


Já conseguiu encontrar a sua? Vale a reflexão!

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: personalidade astral essencia eneagrama