Encerre o ano com o pé direito

Encerre o ano com o pé direito

Você percebeu que o ano acabou, ou quase. Mas ainda dá tempo de encerrá-lo com o pé direito. O Vila Equilíbrio destacou soluções de uma coach para quem quer fechar o ano bem. Mudança de hábitos, sejam alimentares, emotivos ou profissionais podem fazer a diferença no final de 2011 e já preparar um 2012 de sucesso.

A coach e especialista em qualidade de vida, diretora da Metas & Soluções Sport Life Coaching, Dra. Ivani Manzzo, dá as dicas. "Alguns hábitos que permanecem trazem algum sentimento, na maioria, o prazer. Porém, eles podem se tornar transtornos sérios e nada benéficos para a saúde. Por exemplo, fumar, ingerir bebidas alcoólicas sistematicamente, comer muito e muito chocolate, dormir pouco e, lógico, não fazer exercícios físicos" explicou.

A especialista em qualidade de vida lembra que ao contrário do que muitas pessoas acreditam, após a virada do ano temos o Carnaval e depois a Páscoa e, quando percebemos, estamos no mês de abril. "Não há nada de errado em desejar mudar. Mas muitas vezes nos sabotamos. Temos que marcar um momento, uma data para que isso aconteça, uma decisão real", disse Ivani. Ela sugere algumas ações:

- Não espere o Ano Novo, inicie hoje essa mudança e melhore ainda mais em 2012.

- Quer estar em forma para o verão, aproveitar as delicias do mar e da piscina? Esta estação é ótima para praticar exercícios físicos. Temos mais disposição de sair de casa para caminhar, correr e pedalar ao ar livre. Mantenha esse hábito também no próximo inverno em ambientes fechados, como clubes e academias, se preferir.

- Se tem medo de parar de fumar com receio de engordar, lembre-se de que atividades físicas podem auxiliar neste processo e ser um grande encorajador.

- Mude seus hábitos alimentares. Compre menos produtos industrializados e consuma alimentos naturais e crus, com menos calorias e mais vitaminas. Essa atitude vai melhorar a saúde de toda a família.

- Não conseguiu fazer aquele curso de aperfeiçoamento que tanto sonhava? Separe algumas horas do seu dia para estudar, mesmo que seja sozinho. Pesquise opções de oficinas de curta duração e ou até workshops realizados aos fins de semana. Compre livros especiais dos temas de seu interesse. Assista vídeos educativos pela internet. Empenhe-se.


A doutora lembra que ainda é tempo. "Ainda este ano, com uma ou duas mudanças de hábitos, podemos realizar algumas metas que deixamos para trás. Qualquer movimento trás uma nova energia e com ela mais saúde, realização em distintas áreas, felicidade e qualidade de vida", afirmou.

Por Catharina Apolinário

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