Emoções descompensadas atrapalham a vida

Muita gente vive em uma montanha russa de emoções, alternando alegria, depressão, expectativas, ansiedade, angústia, otimismo, tédio, culpa, raiva, etc. Sem que nada demais aconteça, mudam de humor de um hora para outra, alternando seus estados mentais.

Para muitos, surfar nas emoções faz parte do dia-a-dia. Mesmo quando a pessoa não se dá conta das oscilações de seus estados emocionais, sofre o desgaste dos constantes altos e baixos.

Quem não pode confiar na própria capacidade de manter o mundo interno sob controle, acaba vendo seus projetos se desmoronarem, sem conseguir concretizar objetivos, na maioria das vezes.

Pessoas que se tornam reféns das suas emoções sabem o quanto isso rouba energia e as impedem de realizar as ações necessárias para o bom andamento da sua vida. Quem passa por isso, frequentemente, se sente angustiado por estar preso a forças que o comandam e que desconhecem.

Porque, em geral, a pessoa não tem ideia do que acontece. Sabe apenas que não consegue ser dona da sua vontade. Não se sente capaz de terminar um trabalho, não cumpre prazos, não toma iniciativa para fazer uma atividade física, se arrumar, ou controlar comportamentos compulsivos, como comer demais, beber demais, e outros hábitos auto-destrutivos.

Emoções descompensadas atrapalham a vida

Audiobook de Jael Coaracy. Foto: divulgação

Emoções descompensadas atrapalham a vida. Por isso, precisam ser examinadas e organizadas. Você precisa compreender como acontecem seus processos internos para ter poder para influenciá-los.

O fundamental é tomar consciência do quanto permite que as emoções o dominem. O primeiro passo é reconhecer o que estiver presente, seja o que for. É preciso deixar vir à tona os pensamentos que geram as emoções disfuncionais. Então, você poderá reavaliar as situações e suas reações diante delas. Estará no comando da sua vida em vez de permitir que as circunstâncias comandem suas emoções.

A colunista Jael Coaracy é escritora, personal e executive coach. Contatos - jaelcoaracy@gmail.com http://www.vaidarcerto.com.br

Comente