Ecoturismo - dicas para um passeio seguro

Ecoturismo  dicas para um passeio seguro

Foto: Catharina Apolinário

Feriado de carnaval para muitos significa agitação. Mas há quem deseje traçar o caminho oposto. Muitos procuram roteiros que ofereçam contato com a natureza, aventura e experiências diferentes, longe da folia. O ecoturismo no carnaval é uma opção, mas trazemos dicas para você ficar atento, para que sejam feitos com segurança e planejamento.

O turismólogo Renato Marchesini, da Caiçara Expedições, especializado em ecoturismo e turismo de aventura, afirma que para buscar roteiros de ecoturismo você deve, ante de qualquer coisa, estudar o roteiro e agendar com antecedência devido a alta procura nesta época. "Importante ressaltar que nunca se deve embrenhar pelas matas, rios e mar e localidades que não possuam conhecimento. Existe uma diversidade de casos em que as pessoas se perdem, se machucam e até perdem a vida por não contratar empresas especializadas", afirmou Marchesini.

Segundo o especialista, os roteiros na natureza exigem guias especializados para conduzir grupos. Estes deverão ter conhecimento sobre fauna, flora, geologia, história, atendimento ao turista e preparo para ter conduta de socorrista e agir da forma correta em situações adversas. "Podem ocorrer situações, como picadas de animais peçonhentos, acidentes de percurso como torções, arranhões etc. Mas o guia especializado possui treinamento adequado para prevenir este tipo de ocorrência", ressaltou.

Ao optar por este tipo de roteiro, é necessário certificar-se da legalidade e certificações da empresa que presta o serviço turístico, ou seja, constatar se ela é uma agência de turismo devidamente constituída (CNPJ) e possui cadastro junto ao Ministério do Turismo (CADASTUR) para comercialização e operação de roteiros turísticos. "E também se a agência possui Guias de Turismo certificados pelo Ministério do Turismo e especializados na atividade escolhida. Importante também a empresa oferecer seguro de modalidade de aventura", alertou.


O turismólogo lembra que é importante guardar todas as informações colhidas no ato da reserva. Desta maneira, você poderá verificar se todos os serviços foram cumpridos. A preparação para as aventuras, trilhas e passeios também são importantes. "Para cada tipo de atividade existe uma preparação adequada, que nós, da Caiçara Expedições, intitulamos de "Dicas Preparatórias". Nelas encontram-se dicas de vestuário, o que levar na mochila, alimentação e outros", explicou.

Por Catharina Apolinário

Comente