Economize energia em casa!

O racionamento de energia instituído pelo governo aconteceu em 2002, mas nada impede que nós, cidadãos, continuemos a prática do consumo consciente de energia no nosso cotidiano. Você contribui para o futuro do planeta e do meio ambiente. Além disso, o seu bolso também agradece.

Veja algumas dicas:

Lavar roupa - quando for usar a máquina, lave toda roupa de uma vez só, conforme a recomendação do fabricante. Coloque sempre a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante.

Passar roupa - comece com as roupas delicadas, que precisam de menos calor, e deixe as mais leves para o final após desligar o ferro. Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma vez.

Geladeira - veja sempre se a vedação das portas está funcionando bem, não deixe aberta a porta da geladeira, regule o termostato para que esfrie menos no inverno, não forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar e provocam aumento no consumo de energia.

Chuveiro - O vilão do consumo da casa. Procure não tomar banho no horário de pico, entre 18 e 21 horas. Desligue o chuveiro quando for usar o shampoo. Se você reduzir o banho de 12 para 6 minutos, economizará energia suficiente para manter uma lâmpada acesa por 7 horas.

Lâmpadas - pinte as paredes da casa com cores claras, assim você tem mais luminosidade nos cômodos e usa menos luz. Compre lâmpadas mais econômicas, com o selo Procel. A fluorescente compacta de 20 W ilumina mais do que uma incandescente de 60 W, também gasta 80% menos energia e pode durar até 10 vezes mais

Aparelhos elétricos e eletrônicos - não use máquinas de lavar, ferro e chuveiro no horário de pico (entre 18 e 21 horas). Não deixe aparelhos elétricos na função stand by, eles ainda continuam consumindo energia.

Fonte - Instituto Akatu

Por Juliana Lopes

Comente