Eclipse solar deste 21 de agosto vai fazer você pesar menos sem dieta

O sol será escondido pela lua em sua totalidade, tornando-se uma impressionante bola preta e coroada por raios aos seu redor, ao longo de cerca de 3 minutos.
eclipse solar 21 de agosto

Foto:Istock/kdshutterman

Nesta segunda-feira, 21 de agosto, acontece um eclipse solar super interessante que fará com que a terra "inche" e você perca peso! O fenômeno será totalmente visível nos Estados Unidos e parcialmente na América Central, norte da América do Sul e Europa. Os brasileiros desfrutarão de até 40% de escurecimento do disco solar em algumas áreas das regiões Norte e Nordeste. As melhores cidades para vê-lo serão Boa Vista, em Roraima, e Macapá, no Amapá, onde durará cerca de duas horas, começa por volta das 13h às 16h (horário de Brasília) —o ápice do fenômeno será por volta das 17h.

O eclipse solar é um fenômeno astronômico em que a lua passa na frente do Sol e deixamos de vê-lo. A diferença em relação ao eclipse solar anular é que no eclipse total a lua cobre completamente o Sol em vez de deixar um anel de fogo ao redor.

Pesamos menos durante um eclipse solar total

A NASA, num comunicado divulgado no início do mês, informa que as pessoas quando estão sob influência de um eclipse solar pesam menos do que o habitual. E porquê? Simplesmente porque somos influenciados pela gravidade da Terra, da Lua e do Sol. O impacto de tal eclipse sobre a Terra, ainda que imperceptível, é de tal forma imenso, que alterará a dimensão da crosta terrestre. O alinhamento entre o sol, a lua e a terra e a força gravitacional que tal alinhamento provoca no planeta – especialmente durante a lua nova, justamente de maior força gravitacional – fará com que a crosta terrestre “inche” cerca de 4 centímetros e você, de certa forma, "emagreça" sem dieta!

Como ver o eclipse solar 2017?

O mais importante é não olhar o Sol diretamente sem proteção, pois podemos causar queimaduras graves em nossas retinas. Como a luz ultravioleta continua chegando durante a fase parcial do eclipse, também não devemos contemplar o fenômeno através das nuvens nem refletido na água.

Não devemos confiar e usar óculos de sol, vidro fumê ou radiografias. O único método 100% seguro é observar o eclipse de forma indireta. Por exemplo, usando uma folha de papel na qual é feito um furo e colocada diante do Sol. A imagem do eclipse é então projetada em uma segunda folha, onde podemos apreciar com segurança. Outra opção é através de telescópios que tenham filtros adequados (sem esses filtros, é igualmente perigoso).

A excitação é tanta que a NASA preparou um site especial sobre o eclipse, que irá transmiti-lo ao vivo aqui neste link.

Também é possível ver pelo Facebook da Nasa abaixo:

Pronta para assistir?

Comente

Assuntos relacionados: Thamirys Teixeira emagrecimento