É possível tosar os gatos em casa?

gato tosado

Foto - Daily Mail

Assim como acontece com os cães, o mais indicado é levar os gatos para a tosa em pet shops ou locais especializados. Cada raça reage à remoção de pelos de um jeito e não são todos os bichanos que podem perder os fios - que são essenciais para manter a temperatura do corpo, além de protegerem contra fungos e bactérias.

Muitas vezes, as pessoas podem pensar que a remoção de pelos do bichanos é parecida com a de cães, mas na realidade requer muita atenção para não prejudicar a saúde do animal. É importante lembrar que o procedimento é realizado em casos extremos, como alergias, cirurgias ou recomendações clínicas. Os especialistas recomendam que os donos levem os gatos aos veterinários, antes de tosar o pelos dos bichinhos.

São recomendadas as tosas para gatos que possuem muito pelos e, durante o verão, possam passar mal nos momentos mais quentes. O procedimento também é um controle para que os fios não caiam tanto, quanto é costume. O mesmo vale para os bichanos que têm pelos que vivem com nós.

As tosas costumam ser mais estressantes para os gatos, ainda mais se o bichano não está acostumado com o procedimento. Aqueles mais ariscos podem arranhar os profissionais, ou mesmo tento que tomar floral calmantes para garantir o manuseio da pelagem.

Quem quiser tosar os gatos pela primeira vez, o ideal é que o procedimento seja feito em um lugar especializado. Antes de tosar com a máquina, os pelos devem ser escovados e aparados. Veja um vídeo com algumas dicas para tosar os bichanos em casa.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: pêlos gatos pet shop tosa