Diwali é comemorado hoje

Diwali é comemorado hoje

Hoje é o dia em que os indianos comemoram o Diwali, um importante festival de renovação, que acontece na Índia sempre no primeiro dia do mês lunar Kartika, este ano dia 5 de Novembro.

Nesta data todos os hindus saem as ruas usando roupas novas, estouram rojões, comemoram com doces e música e acendem lamparinas. As luzes simbolizam a vitória do bem sobre o mal. O bacana é que a festa é comemorada por todos os hindus, independente de sua religião, e é tida como uma das principais datas do calendário hinduísta.

Também conhecido como Festival das Luzes, a festa marca a passagem do ano novo lunar. Acredita-se por lá que hoje a Deusa Lakshmi, da riqueza e da prosperidade, visita e abençoa as casas limpas e bem iluminadas.

Você pode aproveitar e comemorar na sua casa também, ter um dia para renovação nunca é demais, certo?

Espetáculo

No próximo dia 10 de Novembro, acontece no Teatro Gazeta em São Paulo, o espetáculo Diwali - Festival das Luzes para Lakshmi. Com um elenco composto de mais de 50 pessoas entre bailarinos, atores, músicos, técnicos e coreógrafos, o espetáculo tem uma produção grandiosa. Um dos destaques fica para a música que foi composta e arranjada sob a inspiração devocional à Lakshmi. Instrumentos indianos como sitar, tabla e harmônio mesclam-se com instrumentos ocidentais como flauta, teclado, violão, baixo e percussão. Os mantras são apresentados, desde formas mais tradicionais da música indiana, até em arranjos corais, mostrando assim as possibilidades desse encontro.


O espetáculo terá única apresentação às 21h, mais informações pelo (11) 3253-4102.

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: índia ano novo astral diwali