Dispositivo portátil detecta glúten nos alimentos

Canaryapp

Foto - Shutterstock

Atenção, celíacos! Comer fora vai ficar muito mais fácil. Nos EUA foi lançado um dispositivo portátil que detecta se o alimento contém glúten ou não. O nome dele é Canary, elaborado pela 6SensorLabs, que até agora já arrecadou US $ 4 milhões para o projeto.

O glúten é o primeiro a ser detectado pelo Canary, mas a ideia é que o dispositivo detecte outros alimentos perigosos e que causam alergia, como o amendoim, por exemplo, bastante consumido por crianças.

A maior vantagem do Canary, até agora, é para as pessoas que evitam comer fora por medo da contaminação. Com o dispositivo, você vai poder pedir algo do cardápio sem se preocupar se tem glúten ou não. Ele também será uma mão na roda para os chefs, que podem "medir" seus alimentos depois de preparados, mas antes de irem para a mesa.

O aparelho virá com um aplicativo móvel complementar para ajudar os usuários a compartilhar os resultados de seus testes e construir uma base de conhecimento sobre quais itens e quais restaurante são seguros para pessoas com alergias alimentares.

O sensor estará disponível para menos de US$ 150 quando chegar ao mercado (6SensorLabs espera lançar Canary no início do próximo ano), mas os usuários também terão de comprar tiras de teste descartáveis.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: glúten alergia celíacos dispositivo