Dieta balanceada protege os olhos do frio

ressecamentoolhosdieta

Foto - Shutterstock

O tempo frio está chegando, e com ele o ressecamento. Da pele,do cabelo, das unhas... mas o que poucos percebem é que nossos olhos também sofrem com a baixa da temperatura. Por conta disso,alergias oculares são tão comuns no inverno.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a expectativa para este outono/inverno é de alergias ainda mais severas. Isso porque, a estiagem atípica do último verão já aumentou o número de diagnósticos em 20%. E olha que o inverno nem começou ainda!

A boa notícia é que um estudo realizado na Suíça por pesquisadores da universidade de Lausanne mostra que a dieta rica em fibras pode diminuir as chances de se contrair uma alergia e até a famosa conjuntivite.

Os alimentos que devem ser incluídos nas refeições são:

Cereais: soja, feijão carioca, grão de bico, ervilha e todos os grãos integrais.

Isso porque, durante a digestão as fibras são transformadas em ácidos graxos que reduzem os processos inflamatórios característicos da alergia ocular, blefarite e meibomite.

Semente de linhaça, sardinha e salmão: contêm ômega 3 que combatem o olho seco além de estarem associados ao menor risco de surgimento e progressão da catarata.

Cenoura, abóbora, mamão e goiaba: são ricos em vitamina A, essencial na prevenção do olho seco e da conjuntivite recorrente, além de combater cegueira noturna e danos na retina.

Frutos do mar, carne, ovos, tofu e gérmen de trigo: ótimas fontes de zinco.

Tomate, vinho tinto, frutas cítricas, mirtilo, amora: ricos em vitamina C melhoram a imunidade essencial para evitar as doenças das vias aéreas, além de conterem flavonoides, potentes antioxidantes capazes de proteger os olhos da catarata e degeneração macular.

Anotou? Agora é só colocar em prática os hábitos saudáveis. Quanto antes forem feitas alterações na dieta, melhores são os efeitos preventivos.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: olhos ressecamento frio bem ressecado dieta