Dicas para usar melhor o ferro

Usar o ferro

Foto: Top Photo Corporation/Top Photo/Corbis

Na pressa, quem nunca passou uma blusa em cima da cama, sem sequer abrir a tábua de passar roupas? Pois esse é um dos erros mais comuns do mau uso do ferro de passar.

Neste caso, o perigo é maior para cama, colcha ou lençol do que para própria roupa que está sendo passada, porque há um sério risco de queimá-los.

Lembre-se: lugar de passar roupas é na tábua de passar ou no máximo, forre uma mesa, com coberto embaixo e lençol em cima para usar o ferro. Veja outros erros comuns.

Sujar a roupa com o ferro

O primeiro erro, normalmente, acontece em que coloca muita água no ferro a vapor. Ela transborda e pode acabar sujando a peça. O segundo erro corriqueiro são com ferros sujos. Portanto, antes de passar observe se o aparelho está com a base completamente limpa.

Passar roupas pretas ou peças de tecido cetim pelo lado de fora e não do avesso

O certo é passar roupas pretas e em tecido cetim do lado avesso. Quando se passa do lado certo da roupa, é possível provocar manchas, deixar pelos ou deixar o tecido com brilho. É muito comum, no caso do cetim, que o calor do ferro marque o tecido. Cuidado!

Passar em cima da estampa

Na hora de passar a parte de uma roupa que tenha estampa, a peça deverá ser virada do lado avesso, evitando manchar a roupa com a tinta do desenho ou danificando ele com o ferro. Algumas estampas são emborrachadas e não estragam, mas na dúvida, é melhor passar sempre do lado avesso ou colocando um pano sobre a estampa.

Passar o ferro quente nos botões

É muito comum na hora de passar camisas ou outras peças com botão, as pessoas passem o ferro sobre eles. Errado. Isso faz com que eles caiam, especialmente aqueles de qualidade inferior. Abra a camisa na hora que for passar a parte onde ficam os botões, passe pelo lado avesso da peça e tenha atenção para usar o ferro entre um botão e outro.

Não usar a temperatura correta do ferro

Para passar as roupas em segurança e tirar todos os amassadinhos é preciso controlar a temperatura do ferro. Cada tipo de roupa exige o ferro em determinada temperatura. Se o seu aparelho não tem esse controle, é melhor trocá-lo antes de queimar uma peça de roupa preferida.

Arrastar no chão o lençol

Uma roupa limpa não se pode arrastar no chão, né?! E como o lençol é uma peça grande, como passá-lo sem encostar no chão? Pior ainda quando temos que passar aqueles com elástico. O modo correto, neste caso, é dobrar primeiro e depois colocar sobre a tábua e ir refazendo as dobras até passá-lo completamente.

Passar roupa que já foi usada uma vez

Roupas que já foram usadas não devem ser passadas novamente de jeito nenhum. Elas podem acabar ficando com manchas que não sairão mais, sem falar que o cheiro não será agradável. O calor do ferro praticamente faz agarrar no tecido toda a sujeira que está na roupa, mesmo que você não veja, ela está lá. Lugar de roupa usada é no cesto de peças sujas.

Por Natália Farah

Comente