Dicas para ter mais energia e disposição

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© suedhang/Corbis

Acordou sem pique? Existem algumas formas simples para ter mais disposição e energia, incorporando hábitos saudáveis no dia a dia. E para começar bem o dia, o preparo na noite anterior é fundamental.

Uma boa noite de sono é regra básica para acordar se sentindo bem. E para isso, atenção aos hábitos alimentares noturnos.

Para não se sentir mal durante a noite, evite refeições pesadas, com frituras, gorduras e muitas proteínas, que são mais difíceis de digerir. Além disso, não deite logo após de comer.

Embora varie de pessoa para pessoa, o tempo médio ideal de sono é de oito horas. Evite dormir menos horas do que seu organismo precisa ou passar disso.

E ao acordar, acorde sem pressa. Espreguiçe-se e comece fazendo um alongamento, que pode ser na cama mesmo. O alongamento estimula tendões e ligamentos do corpo, preparando-o para as atividades diárias; assim você fica menos cansada.

O período da manhã é ótimo para se exercitar também. Procure praticar os exercícios aeróbicos neste período, pois são estimulantes naturais: liberam serotonina, indispensável para o bem estar e aceleram o metabolismo, dando mais pique durante o dia todo.

Um bom café da manhã também é essencial para oferecer mais energia e disposição. Balanceie essa que é a principal refeição do dia com proteínas, carboidratos e fibras que geram energia. Dica: aposte nos alimentos de baixo índice glicêmico, como uma salada de frutas por exemplo. Evite se sobrecarregar com achocolatado e pão branco, que dificultam a digestão.


E para manter a disposição, alguns aliados: a cafeína (estimulante do sistema nervoso encontrada no café e chás branco, verde, preto e vermelho) e a água, que auxilia no transporte de vitaminas e minerais, necessários para se ter energia. Não se esqueça de comer de três em três horas e se alongar ao longo do dia.

Por Jessica Moraes

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