Dicas para passar roupa mais fácil

Passar roupa

Foto: Stephen Lux/cultura/Corbis

Você pode não acreditar, mas há quem goste de passar roupa. Sim, existem àquelas que não se importam em ficar em pé, durante quase duas horas, com o ferro quente ligado, ainda que esteja aquele calorão do verão brasileiro.

Tudo bem, não tem como ficar livre desse eletrodoméstico, mas economizar o tempo da passada ou até dispensá-la basta seguir algumas regrinhas básicas que começam ainda na lavagem. Quer ver só?!

1) Para começar, preste atenção no jeito que você coloca as roupas na máquina de lavar. Isso porque as peças precisam de espaço para se moverem dentro da lavadora, e quanto mais compactadas durante o processo de lavagem, há mais chances de as roupas saírem da máquina amassadas e com vincos.

2) Durante a lavagem, as peças de tecido pesado, como o jeans, acabam pressionando as peças de tecido mais leve, como a viscose, o algodão ou a seda. Fique atenta para não lavar blusas finas com calças ou macacões jeans.

3) Use um bom amaciante na hora de lavar as suas roupas: ele deixa as peças com uma menor tendência a formar rugas e vincos, facilitando na hora da passagem.

4) Na hora de pendurar, nada de pressa ou colocar o pregador de qualquer jeito, viu?! Sempre que possível, pendure assim que a lavagem acabar e dê aquela sacudida de leve, que ajuda a eliminar o excesso de água e alisar o amassado.

5) Para quem tem espaço na área de serviço - o que é bem difícil nos apartamentos novos - uma ótima dica é colocar as camisetas e camisas em cabides. Assim, elas não vão deformar, e além de secar mais rápido vão ficar menos amassadas e dispensando o ferro.

6) Ao recolher as roupas do varal, escolha quais peças realmente precisam ser passadas. Algumas não precisam ser alisadas com o ferro de passar, a não ser que você seja extremamente exigente. Por exemplo, calcinhas, cuecas, meias, toalhas de mesa, fronhas ou lençóis não precisam ser passados. Separe e dobre as roupas que já podem ser guardadas, assim será mais fácil de se organizar na hora de passar!

7) Agora uma dica: se possível, tire as roupas do varal ainda ligeiramente úmidas. Roupas secas são muito mais difíceis de passar. Se não tiver outra alternativa e as peças estiverem secas, sem estresse, use o spray de água do ferro ou um spray aromatizante para umedecer os tecidos.

Por Natália Farah

Comente