Dicas para montar seu jardim

dicas para montar seu jardim

Se você tem um espaço disponível no quintal de casa para cultivar um jardim, fique atenta às dicas para cuidar e preservar as plantas desse maravilhoso espaço da casa, belo e ecológico.

Preparo - a preocupação com a terra a ser usada é muito importante. Dê preferência a terra de tom marrom-café, que não é tão argilosa, misture-a com areia de rio (que não contém grande quantidade de sal) e húmus ou esterco, onde as plantas vão retirar os principais nutrientes. Solo encharcado é prejudicial às plantas, portanto elas devem estar moderadamente úmidas.

Plantio - se o espaço é pequeno e você está iniciando o processo de ter um jardim, dê preferência a plantas de pequeno e médio porte, como azaléias e gardênias, que são fáceis de cuidar. Esteja ciente de ser um espaço que receba sol e bons ventos, ao mesmo tempo com a devida proteção contra tempestades.


Cuidados - regue as plantas diariamente, mas não em demasia. Corte com a tesoura todos os galhos e folhas secas e verifique pragas ou insetos. Manutenção e adubação corretas é sinônimo de plantas saudáveis e floridas, mas sempre podem surgir dúvidas, por isso a consulta de alguém especialista no assunto sempre é recomendável, para que no início você aprenda como cuidar de plantas específicas e possa manter seu jardim em dia e sempre belo.

Por Jessica Moraes

Comente