Dicas para lavar melhor as roupas

Lavar roupas

Foto: Tetra Images/Corbis

Lavar roupas não é tão simples assim, embora não seja um bicho de sete cabeças. As máquinas de lavar e os produtos de limpeza evoluíram e deram uma mãozinha às jovens donas de casa até as mais experientes.

E quem não tem dúvidas na hora de separar as peças ou usar a quantidade certa de sabão em pó ou amaciante?! Existem, sim, alguns truques que facilitam ainda mais a nossa vida na hora de lavar as roupas. Aprenda todos eles passo a passo.

1. Selecione as roupas sujas

Em primeiro lugar, separe as peças pelas cores: brancas, claras e escuras. O erro mais comum é misturar, por exemplo, roupas coloridas com brancas. Não dá, né?! Feito isso, organize por tipo e grau de sujeira assim: escolha as peças mais delicadas como malhas e tecidos transparentes e lave-as separadamente, usando uma função apropriada da máquina ou à mão; separe as roupas muito sujas daquelas de uso diário que estão pouco sujas e jamais lave as toalhas de banho com as roupas. Lave-as sempre separadamente.

2. Escolha a temperatura da água

Se a sua máquina de lavar tem função de temperatura da água, aproveite! A água quente mantém a brancura das roupas, é boa para roupas muito sujas. O único problema é que gasta mais energia elétrica, já a água morna é útil aos tecidos de cores claras, que não têm cores firmes, que não precisam ser passados ou que tenham grau moderado de sujeira. A água fria vai em roupas com pouca sujeira, cores escuras ou vivas, peças delicadas e inclusive lãs. Vantagem: economiza mais energia. Se tiver dúvida sobre a temperatura da água para lavar determinada peça de roupa, siga sempre as instruções da etiqueta.

3. Selecione a função

As máquinas mais modernas mais parecem um computador com inúmeros botões, que assustam quem nunca lavou roupa na vida até as mais experientes. Muita calma nessa hora! A função "peça delicada" ou "lavar à mão" serve para tecidos frágeis e para os que não precisam ser passados. Já a função "normal" é para todas as levas de roupas. Ajuste os períodos mais longos para as roupas mais pesadas e período mais curto para as roupas com menos sujeira.

4. O sabão

Aqui vai, digamos, um truque na hora de lavar a roupa. Muita gente não faz isso, mas o ideal é dissolver o sabão em pó antes de colocar na máquina. Se o modelo da sua máquina abre na parte de cima, encha-a primeiro de água e só depois coloque o sabão diluído com água. Desta forma, o sabão se dissolverá melhor e não ficará resíduo na roupa. No modelo de abertura frontal, coloque o sabão na gavetinha antes das roupas.

5. Preparando as roupas

Antes de jogar tudo na máquina, preste atenção nas seguintes orientações:

  • Tire as manchas e remova a sujeira grossa com sabão de coco ou detergente de pré-lavagem antes de colocar a peça na máquina. Se a roupa estiver muito sua, deixe de molho por 30 minutos ou mais;
  • Feche os zíperes, botões e prenda os ganchos para evitar que estraguem outras peças;
  • Amarre os cordões e cintos sem apertar muito para evitar nós apertados;
  • Examine todos os bolsos e retire tudo que tiver dentro deles, inclusive fiapos;
  • Desdobre as mangas das camisas se estiverem dobradas;
  • Não coloque as roupas na máquina do lado avesso, exceto as peças com estampas e escuras para preservar a cor;
  • Quando for colocar peças miúdas na máquina, coloque-as dentro de saquinhos próprios.
  • 6. Encher a máquina de roupas

    Todo equipamento tem um limite de roupas. Por isso são classificados por quilos. E para ficar bem lavadas, as roupas precisam de espaço para se mover dentro da máquina. Portanto, não encha demais a lavadora. No caso das máquinas digitais e com abertura frontal, ela enche automaticamente de acordo com o peso das roupas. Depois que a máquina começar a trabalhar, volte a verificar a quantidade de água. Se as roupas não tiverem cobertas de água, aumente a quantidade de água e coloque mais um pouco de sabão.


    7. Secar

    A tecnologia facilitou tanto a nossa vida que as roupas saem praticamente secas das lavadoras. As máquinas que lavam e secam, ao mesmo tempo, ainda que sejam práticas, tem muita dona de casa que dispensa a mordomia porque o aparelho leva horas para secar as peças e gasta-se muito mais energia. Quem prefere só as que secam, dê uma olhada no filtro de fiapos para ver se está limpo. Retire os fiapos da tela antes de pôr as roupas na máquina e não exagere na quantidade de roupas dentro dela. Quem ainda recorre ao velho e bom varal, vai uma dica: pendure as camisas e similares em cabides para secar. Isso vai facilitar, e muito, na hora de passar.

    Por Natália Farah

    Comente

    Assuntos relacionados: bem estar lavar roupa