Dicas para eliminar o inchaço

Dicas para eliminar o inchaço

Existem hábitos simples que livram você daquele inchaço desconfortável no corpo. Você estica uma parte da pele e ela demora a voltar ao normal, com cara de amassada?

A correria do dia a dia, atividades em excesso e até o calor demasiado podem ser responsáveis por isso, dentre outros fatores, incluindo psicológicos. O inchaço pode atingir qualquer parte do corpo que nada mais é do que o acúmulo de líquidos na massa corpórea ou nos tecidos.

Exceto em casos de desequilíbrio hormonal, é um problema simples de resolver. Para acabar com esse incômodo, veja como aliviar o problema:

- Pode até parecer contraditório, mas beber bastante água é uma excelente medida para eliminar o excesso de líquidos que tem causado o inchaço. Isso porque a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema.

- Chás, em geral, são diuréticos, assim como algumas frutas (melão, melancia, abacaxi, morango, ameixa), verduras (alface, agrião) e legumes (salsão, cenoura, vagem, abobrinha).

Combinados a uma hidratação adequada (cerca de 1,5 litro de água por dia), eles previnem o inchaço e ainda colaboram para que seu intestino funcione com regularidade.

- Evite comer carnes vermelhas. Consuma carnes brancas e magras, como atum.

- Acrescente óleos de girassol, soja e trigo às receitas e experimente grãos como soja e lentilha. Coma mais legumes, verduras e frutas. Boas opções são espinafre, pepino, agrião, abacaxi e melancia.

- Consuma oleaginosas, como castanhas e amêndoas, diminua o consumo de embutidos (salsicha, bacon e outros) e laticínios e tempere as refeições com ervas (alecrim, manjericão).


- Evite o consumo excessivo de açúcar refinado e sal.

- Tome sol pela manhã das 7 às 10 horas e pratique 15 minutos de exercícios por dia, como caminhadas. É bom para ativar a circulação.

Por Jessica Moraes

Comente