Dicas para eliminar inchaços

Dicas para eliminar inchaços

Retenção de líquido e flatulência podem fazer com que você se sinta gorda, mesmo comendo pouco. A retenção de líquidos é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo. Quando esse líquido não é eliminado através da urina, causa inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.

A nutricionista Andrezza Botelho explica que é preciso encontrar o equilíbrio do corpo. "Na maioria das vezes a retenção ocorre pelo excesso de peso, falta de atividade física, má alimentação, problemas na detoxificação, contaminação de metais pesados e excesso de xenobioticos no organismo. A nutrição funcional e celular pode ajudar na reestruturação e equilíbrio do corpo", explicou.

Segundo a nutricionista, o inchaço pode acarretar outros sintomas como: dor de cabeça, pressão alta, dores no peito e vista embaçada. Mulheres no período pré-menstrual costumam sofrer mais com isso. Para evitar a retenção de liquido é importante ter uma alimentação saudável e fazer sempre atividade física. A nutricionista dá algumas dicas para combater o inchaço:

Alimentos:

- Pepino,alface, abacaxi, pêra, morango e melancia, pois têm 90% de água

- Laranja, tomate, banana e manga ajudam a desinchar pois são ricos em potássio

- Melão, salsão, aspargo e agrião são diuréticos naturais

- Chás diuréticos como o chá verde, de carqueja ou cavalinha são boa pedida

- Fibras como aveia, ameixa seca e uva, previnem a prisão de ventre

- Folhas verde-escuras ativam a circulação

- Alho diminui a pressão arterial e combate o inchaço

- Salsa é rica em vitaminas e minerais e ajuda a digerir os alimentos mais pesados e atua como diurético.

Outras dicas:

- Beber muita água: a água estimula os rins, melhora a circulação e elimina as toxinas

- Hidratar o corpo: cosméticos relaxantes ativam a circulação

- Fazer exercícios: é aconselhável a prática de exercícios físicos, como caminhadas diárias

- Diminuir o consumo de sal nas refeições, consumir cereais, fibras e frutas com maior teor de água, como a melancia e o melão

- Evite alimentos ricos em sódio, pois estes contribuem para a retenção de líquidos

Por Catharina Apolinário

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