Dicas para dormir bem no verão

Dicas para dormir bem no verão

Foto: Dreamstime

O verão é a época do ano mais esperada: tempo de férias, dias bonitos e pessoas mais alegres. Porém, junto com o verão surgem os inconvenientes do calor excessivo e com isso, o aparecimento dos distúrbios do sono.

No calor, o sono não atinge seus níveis mais profundos, fazendo com que as pessoas acordem várias vezes durante a madrugada ou sofram com dificuldades para dormir. O resultado vem no dia seguinte com a "moleza" e a falta de disposição, comuns nos dias quentes. A longo prazo, a privação do sono pode provocar dores de cabeça agudas, queda no rendimento e até mesmo depressão.

Quem busca uma boa noite de sono deve manter o ambiente arejado, o corpo fresco e a cabeça tranquila. Ar-condicionado e ventiladores são aliados nessa época do ano, assim como o uso roupas leves e a boa hidratação do corpo para evitar a transpiração.

O travesseiro em látex é um grande aliado. É que ele tem uma temperatura mais baixa dos que os travesseiros comuns e por isso é indicado para noites quentes e pessoas que transpiram muito. "O látex é um travesseiro superventilado e seus furinhos permitem uma rápida evaporação do suor", afirma Renata Federighi, gerente de marketing da fabricante Duoflex.

A espuma látex também é antiácaro e esse fator também é imprescindível para as noites quentes. "Nesse período ocorre uma maior proliferação de ácaros, fungos e bactérias nos travesseiros (ambiente quente e úmido), e por isso, o desenvolvimento das crises alérgicas que são típicas do verão", completa Renata.

Outras dicas para garantir um sono mais agradável:

- Vá para a cama com roupas leves;

- Prefira os lençóis de algodão e linho àqueles sintéticos, porque esquentam menos;

- Não deixe o quarto totalmente fechado. Uma brecha na janela já é o suficiente para fazer o ar circular;

- Ventilador pode permanecer ligado desde que não fique em cima do corpo;

- O ar-condicionado deve estar com o filtro limpo e precisa ficar numa temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como ele resseca o ar, pode ser utilizado um balde de água para umidificar o ambiente;


- A refeição da noite precisa ser bem leve e o corpo bem hidratado.

Por Jessica Moraes

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