Dicas para decorar um imóvel pequeno

Dicas para decorar um imóvel pequeno

Foto Reprodução

Vários vídeos no youtube revelam como muita gente por aí consegue organizar espaços bem pequenos e torná-los aconchegantes. No vídeo abaixo, o rapaz "esconde" todos os objetos da casa e garante um bom espaço para circulação. Esses e outros vídeos postados nessa matéria nos faz trazer à tona uma realidade bastante próxima do brasileiro - apartamentos cada vez menores.

Segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no país existem 12.675 domicílios com apenas um morador, um crescimento de 51% em 10 anos. E quem opta por viver em lugares bem pequenos às vezes tem dificuldade para organizar os móveis e manter um bom espaço para circulação.

Antes de sair comprando tudo o que encontrar pela frente, a arquiteta Daniella Sconza, sócia da DFS Consultin, dá as dicas. "Tire as medidas do imóvel todo, lugar por lugar, para conseguir saber o que vai caber ali e qual o tamanho dos móveis que poderá colocar. Depois, é hora de definir as cores que serão utilizadas nas paredes e os móveis e pisos ideais para ampliar o ambiente."

Engana-se quem pensa que decorar uma casa pequena dá mais trabalho do que uma grande. O segredo é saber o que usar. "Os móveis feitos sob medida, neste caso, são muito melhores do que os pré-fabricados. Quando desenhamos os móveis e mandamos fazer com um marceneiro conseguimos aproveitar melhor os espaços e criar objetos multifuncionais para atender às necessidades do usuário", explica a arquiteta.

A quantidade e os tipos de móveis vão depender da necessidade de cada morador, mas no caso de imóveis pequenos, certos objetos costumam ser básicos: "Na sala, é bom ter uma mesa para as refeições, um painel para TV, com prateleiras ou rack pequeno para os aparelhos de TV a cabo, DVD, livros, CDs e afins, poltronas ou um pequeno sofá", orienta Daniella.

Se a cozinha for americana e tiver um balcão para refeições, a especialista sugere eliminar a mesa e colocar duas banquetas. "No quarto o ideal é ter armário e uma cama Box com cabeceira, sendo um painel com as luminárias e o criado fixado neste". As dicas de Daniella se adéquam a um apartamento pequeno, tipo 45m², com um dormitório.

O ideal também é apostar em objetos e cores que ajudem a ampliar os espaços. "Espelho é uma ótima opção, além de paredes e pisos claros, cortinas claras que vão até o chão, móveis com rodízio, vidro, poucos tapetes, móveis baixos ou vazados. Estes itens dão leveza e não sobrecarregam o visual", diz a arquiteta. Entre os móveis dispensáveis estão mesa de centro, sofá (que pode ser trocado pela poltrona), aparador, buffet e cômoda. No caso do criado mudo, opte por apenas um.

Outro segredo para ampliar o ambiente é apostar em objetos de decoração, principalmente nos pequenos. "Eles farão a diferença e podem dar cor, vida e personalidade a um imóvel mais clean e pequeno", adianta Daniella. "Invista em quadros coloridos, vasos, pequenas esculturas, toy arts, almofadas, um tapete bonito e listrado na sala de estar, enfim, em objetos coloridos que combinem entre si e que transmitam personalidade ao imóvel".


Daniella Sconza lembra que o mais importante na hora de organizar e decorar um imóvel é respeitar o espaço de circulação entre os ambientes, as aberturas das portas e a movimentação de pessoas, como por exemplo, a área que as cadeiras irão ocupar quando elas estiverem sentadas à mesa. "Outra dica importante é procurar encostar os móveis nas paredes sempre que possível. E portas de correr nos armários são sempre bem-vindas neste tipo de imóvel."

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente