Dicas para comprar sapatos, sem arrependimentos

Regras facilitam escolha de sapatos

Foto Ambro/http://bit.ly/g43yMx

Que mulher não para em frente a uma vitrine de lojas de sapato para admirar as novidades ou então espera ansiosamente as promoções para comprar o modelo desejado (ou dois)? Escolher os sapatos perfeitos, que reúnam beleza e conforto, muitas vezes pode ser tarefa impossível.

Mas como identificar e escolher o sapato ideal? Pensar na saúde dos pés é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida ao final do dia, sem dor, calosidades, problemas na coluna ou deformidade, devido ao salto alto ou o formato inadequado dos sapatos.

Para não errar na hora da compra, é bom ficar atenta a alguns cuidados importantes. O correto é escolher os período da tarde ou da noite para comprar sapato, já que o pé incha ao longo do dia. O sapato precisa estar ajustado ao pé, nem largo, nem apertado, garantindo conforto.

O couro é o material ideal para os sapatos, pois ajuda na boa transpiração dos pés e ajusta-se melhor ao formato dos pés. É importante observar se o calçado se adapta aos dedos e ao calcanhar. Caminhar com ele para ver se oferece equilíbrio é bom para sentir como se adaptam aos pés.

Sempre experimentar os dois pés para ter certeza que ambos estão confortáveis, pois existe uma variação de tamanho de um pé para o outro. Os saltos altíssimos devem ser deixados para ocasiões especiais e não o dia a dia, porque podem causar incomodo e até problemas na coluna.


Solas macias e absorventes são mais confortáveis, principalmente se a pessoa trabalha muitas horas em pé ou caminhando. Esqueça a idéia antiga de amaciar os sapatos, são os calçados que devem se ajustar aos pés e não o contrário.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: compras sapatos mulher calçados femininos