Dicas e cuidados com os cães para o verão

Preserve a saúde do seu pet com as dicas
animais-estimação-verão

Foto - Shutterstock

O verão está aí e a época é convidativa para um passeio ao ar livre, viagens e diversão em família. Porém, as altas temperaturas, ao mesmo tempo que motivam a sair de casa, também podem judiar dos bichos de estimação, que sofrem mais nesta época do ano.

Sabemos que passear com o bichinho para algumas pessoas é um hábito diário, muitas vezes em horários específicos. Mas o ideal é não sair para passear nos horários de maior incidência do calor. 

Assim como nós, eles sofrem bastante no verão. Os humanos ainda possuem um mecanismo de controle de temperatura corpórea, eliminando o calor através do suor - fato este que não ocorre com os cães, por exemplo. A única maneira de um cão baixar sua temperatura corpórea seria pelo aumento da frequência respiratória. 

"Caso o organismo não tenha êxito nesta tentativa de controlar a hipertermia, o animal pode ter dificuldades respiratórias, chegando até ao óbito", explica o professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhanguera de São Paulo, Rodrigo Monteiro.

Portanto, o ideal é escolher os horários mais frescos do dia para passear com o seu bichinho. Outro cuidado que os donos devem estar atentos é quanto às viagens. “Caso o proprietário opte por deixar o animal em um hotel, deverá escolher cautelosamente o local, levando em consideração o espaço que o animal terá neste estabelecimento", afirma.

Além disso, o pet deverá estar em dia com todas as vacinas recomendadas, como a polivalente, de raiva e outras em dia. É recomendado colocar preventivo contra pulgas e carrapatos pelo menos 48 horas antes de deixá-lo no hotel.

"Isto é de suma importância, visto que estes parasitas podem transmitir doenças fatais”, orienta o veterinário.

Vale ressaltar a necessidade da administração dos preventivos contra pulgas e carrapatos. Eles têm efeito por 30 dias. Após tomar todos esses cuidados é só aproveitar o verão. 


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: animais de estimação