Dicas de saúde para viver mais

hábitos para a longevidade

Não adianta se preocupar mais tarde. O ideal é cuidar da saúde desde já, porque deixar a saúde para depois pode ser tarde demais. Veja algumas dicas de hábitos saudáveis que podem melhorar - e muito - a sua qualidade de vida na maturidade e aumentar as chances de uma longevidade mais saudável, equilibrada e feliz.

Alimentação

O grande segredo é comer um pouco de tudo, o famoso prato colorido. Acrescente cereais integrais, legumes e verduras. Beba muita água, porque hidrata, limpa e mantém o corpo funcionando como deve. Consuma alimentos antioxidantes: melão, maçã, goiaba, laranja, limão e acerola. São frutas ricas em vitamina C e necessárias para formação do colágeno da pele, o que evita o envelhecimento precoce. Verduras, legumes, chocolate amargo, vinho tinto e açaí possuem flavonóides, responsáveis por prevenir a ação danosa dos radicais livres. E para prevenir diversas doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, as frutas vermelhas são indicadas por serem ricas em antocianinas, que atuam na integridade celular.

Exercícios Físicos

Procure fazer pelo menos três caminhadas de 30 minutos por semana. Além de queimar calorias, a prática regular acelera o metabolismo. Mas antes procure seu médico para certificar-se que tudo está bem e que você não tem nenhuma restrição. Se não conseguir aliar as atividas físicas à correria do dia a dia, a inclua nos momentos rotineiros: suba as escadas ao invés de ir de elevador, exercite-se em casa mesmo.

Não fume

É unanimidade entre os médicos que o cigarro pode diminuir consideravelmente os anos de vida. Parar de fumar diminui a incidência de doenças que são as principais causas de morte no mundo.

De olho na postura

Não permanecer com a coluna torta aumenta as chances de se privar de dores lombares. Habitue-se a sentar de costas eretas, prevenindo problemas futuros. Não fique muito tempo em pé. Permanecer nessa posição por muitas horas debilita o coração com o passar dos anos; em caso de necessidade sempre se movimente para que a circulação venosa não fique prejudicada.

Comportamento

Evite o estresse, pois ele está ligado à hipertensão arterial e às doenças cardíacas. Faça pausas no trabalho e tenha hobbies. Ria, sorria. Rir faz bem para o corpo e para a alma, pois libera endorfinas que ajudam a revigorar o organismo. E meditar é uma das melhores maneiras de controlar o estresse pois vai dar uma acalmada na sua mente e emoções.


Bom Sono

A falta de sono adequada está associada à diversas doenças como a diabetes tipo 2 e a obesidade. Dormir bem favorece todo o organismo, inclusive a parte cardiovascular - um grande fator para uma vida longa e saudável.

Por Jessica Moraes

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