Dia da Mulher - aposte no seu bem estar

Dia da Mulher  aposte no seu bem estar

No dia Internacional da Mulher, que tal tirar o dia para cuidar de si mesma? É importante manter uma rotina alimentar saudável, escolhendo alimentos ricos em nutrientes indispensáveis para o organismo.

"A mulher quer estar sempre bonita e bem disposta. Somos milhares em uma só. Somos mães, amigas, irmãs, filhas, esposas, profissionais, enfim. Tudo isso requer muito tempo e energia.

Para mantermos a vivacidade, devemos fazer pelo menos seis refeições diárias, nas quais não podem faltar cereais integrais, associados a frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos. Essas combinações fornecem fibras, além de grande quantidades de vitaminas e minerais antioxidantes.

"Os óleos vegetais também têm um papel importante na alimentação saudável das mulheres" afirma Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde.

Para manter pele, cabelos e unhas bonitas e saudáveis, é importante consumir alimentos integrais, ricos em vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes, frutas e hortaliças. "Cacau em pó, por exemplo, é fonte de polefenois, antioxidantes que ajudam a diminuir rugas e manchas de pele.

As oleaginosas são fonte de gordura insaturada que melhora a hidratação de pele e cabelo. O colágeno é outro importante alimento, rico em proteína que dá sustentação a pele, ajudando a diminuir a flacidez e a queda de cabelos", completa a nutricionista.

Conheça outros alimentos que auxiliam:

No cuidado da pele: óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes, semente de abóbora, grãos integrais, tomate, melancia, pitanga, cenoura, manga, pêssego e papaia, chá verde e suco integral de uva, suco de cranberry e açaí.

No cuidado dos cabelos: semente de chia e linhaça, óleo de peixe, grãos de bico, cereais integrais e nozes.

No emagrecimento: cúrcuma, óleo de coco, quitosana, psyllium, espirulina e chá verde, branco e de hibisco.

No aumento da libido: azeite de oliva extravirgem, óleo de linhaça e sementes oleaginosas, quinua, gérmen de trigo, amendoim, chocolate amargo e banana passa.

No aumento da energia: açaí, cereais integrais, guaraná em pó, levedo de cerveja, farinha de maçã, mel e sementes oleaginosas.

Por Jessica Moraes

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