Descubra a importância do café da manhã

café da manhã

Shutterstock

Após uma boa noite de sono e muito tempo sem comer, o nosso organismo necessita de energia e nutrientes para realizar suas funções normais. Por passar um longo período em jejum o café da manhã é essencial para repor as energias e fornecer substrato para o organismo funcionar a todo o vapor. Pela manhã o organismo já utiliza as reservas corporais para produção de energia e precisa de mais combustível. Daí a importância de um café da manhã bem completo!

A nutricionista Elaine de Pádua explica que o segredo para um café da manhã saudável é a variedade de alimentos. "Nosso organismo necessita de 44 tipos de nutrientes para nutrir as células. E imagine, o nosso corpo é só células. Por isso, é necessário ressaltar que um único alimento não é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para nossa saúde", informa.

Segundo Elaine, é importante salientar que optar pelos alimentos integrais como cereais pães e biscoitos integrais, garante mais fibras e antioxidantes para a dieta. Estes nutrientes auxiliam o bom funcionamento intestinal e ainda previnem doenças; alimentos ricos em proteínas e cálcio com os lácteos e derivados (preferencialmente com baixo teor de gordura) e frutas (ricas em fibras, vitaminas e minerais).

Precisamos garantir todos os grupos alimentares no café da manhã, carboidratos, proteínas.

Uma fonte de carboidrato: Pão (preferencialmente o pão integral, rico em fibras), torradas, cereais integrais sem adição de açúcar (aveia, granola, flocos de milho sem açúcar, germe de trigo, etc).

Frutas: As frutas podem ser in natura ou na forma de suco. Ex: mamão, melão, melancia, abacaxi, banana, maçã, pêra, goiaba etc.

Proteínas: leite, iogurte ou queijo magro. Além da proteína, esses alimentos fornecem cálcio necessário para adequada composição óssea.

Quanto maior a variedade entre os alimentos que fazem parte do mesmo grupo alimentar (grãos integrais, lácteos, frutas), priorizando um consumo de alimentos com baixo teor de açúcares, ricos em fibras e bem variados com relação às frutas, melhor. Quanto mais variar, diariamente, as frutas que apresentam uma peculiaridade nas quantidades de vitaminas e minerais presentes em sua composição, seria melhor e complementaria mais a alimentação, ajudando a suprir as necessidades diárias.

Muitos estudos vêm mostrando que o adulto que pula o café da manhã, além de ficar suscetível ao ganho de peso já que o organismo faz reserva de gordura quando o indivíduo fica muito tempo sem se alimentar, acaba tendo menos energia e isso pode favorecer um consumo maior de alimentos calóricos ao longo dia.

Isso pode favorecer alterações no metabolismo, que com o passar dos anos pode ser o motivo do desenvolvimento de algumas doenças crônicas.

Sugestões de café da manhã

1ª OPÇÃO

1 copo (médio) de Shake Energético com fibras (preparado com ¾ xícara de frutas vermelhas, 1 garrafinha de iogurte natural desnatado, suco de 1 laranja e 1 colher (sopa) de farelo de aveia) + 3 torradas integrais com 1 ponta de faca, em cada torrada, de requeijão com baixo teor de gordura

2ª OPÇÃO

1 cumbuca média com salada de frutas com 2 colheres (sopa) de granola sem adição de açucar, 1 colher (sopa) de sementes de linhaça moída + 1 ovo mexido

3ª OPÇÃO

1 porção de fruta com 1 colher (sopa) de mix de fibras (sementes de linhaça dourada moída com flocos de quinua (rica em aminoácidos essenciais)) + 2 fatias de pão de integral com grãos com 1 fatia média de queijo branco ou com 2 pontas de faca de creme de cottage ou ricota + 1 copo (250mL) de leite com baixo teor de gordura com canela em pó (equivalente a 1 colher de chá cheia).

4ª OPÇÃO

1 cumbuca com iogurte com baixo teor de gordura, frutas passas, cereal integral sem adição de açúcar e 1 colher (sopa) de sementes de linhaça dourada moída

5ª OPÇÃO

1 prato (sobremesa) com salada de frutas e amêndoas (equivalente a 1 colher de sopa) + 2 fatias de pão integral com grãos com 1 fio de azeite aromatizado (em cada fatia) + 1 copo de café com leite com baixo teor de gordura

6ª OPÇÃO

1 tapioca média recheada com 1 banana picada, canela em pó, farelo de aveia + 1 copo de iogurte natural com baixo teor de gordura com 1 fio de mel

7ª OPÇÃO

1 copo de smoothie de frutas caseiro como castanha do Pará OU + 1 pedaço médio de bolo caseiro (bolo de maçã com canela ou bolo de laranja ou bolo de cenoura saudável, sem adição de calda de chocolate, ou bolo de banana).

Por Vila Mulher

Comente