Decoração turca - aprenda como fazer na sua casa

As belezas da decoração turca

Foto: Arquivo Pessoal

Quem está acompanhando a novela "Salve Jorge", exibida às 21h na TV Globo, já deve ter reparado e se encantado com a Turquia, país que fica entre a Europa e a Ásia e que serve como cenário para parte da trama.

Mas, além da beleza peculiar do país, os conceitos de decoração têm chamado a atenção de muitas pessoas e vêm inspirando o mercado brasileiro. Várias empresas e marcas estão lançando objetos decorativos e móveis com a marca "Salve Jorge" em referência à novela.

Se você também quer apostar em alguns elementos turcos na sua casa, selecionamos alguns deles com a ajuda de Renata Carvalho, proprietária da Delá, loja especializada em garimpar decoração de diversos países para trazer ao mercado brasileiro.

"A Turquia é rica em materiais e técnicas, exibindo exuberância artística e artesanal, tanto no antigo, quanto no moderno. Por conta da descendência dos beduínos, a decoração na Turquia é baixa e usam-se muitos têxteis", afirma ela.

Confira os objetos que merecem destaque de acordo com Renata Carvalho:

Cerâmicas: as cerâmicas turcas possuem os mais belos desenhos e são de muita personalidade. Sempre pintadas à mão, apresentam desenhos abstratos e florais muito graciosos, tendo como principal flor a tulipa, símbolo do país.

As belezas da decoração turca

Suzani Foto: Arquivo MBPress

Suzanis: são obras de arte em bordados. Antigamente eram usados como "paredes" para os nômades. Hoje, os suzanis de cores outonais são mais comumente produzidos. No entanto, os antigos trazem colorações vivas com combinações de cair o queixo!

As belezas da decoração turca

Kilim Foto: Arquivo MBPress

Tapetes: os modelos são diversos, mas o destaque vai para o bom e velho kilim, que agora traz nova versão. Os retalhos de antigos kilims são unidos e, muitas vezes tingidos, resultando em uma composição moderna e de muito bom gosto.


Além desses, Renata diz que vale a pena conferir produtos como os lustres, as belíssimas joias e, porque não, a imperdível e deliciosa música turca. Para saber mais sobre a Turquia e outras viagens da empresaria confira o "As coisas Delá".

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente