Decoração em varandas de apartamentos

Decoração em varandas de apartamentos

Varanda fechada C+A Arquitetura e Interiores

A busca pela qualidade de vida nas grandes cidades fez com que a arquitetura dentro dos apartamentos se moldasse a essa necessidade do ser humano. Uma solução para isso foi ampliar os espaços das varandas e transformá-las em jardins suspensos a vários metros de altura, uma forma de trazer a sensação de frescor que apenas sentimos em casa.

Nos apartamentos novos, elas viraram atração principal e são um excelente espaço para reunir a família e os amigos. "Cidades grandes e litorâneas, como Rio de Janeiro e Salvador, já exploravam esse recurso de grandes varandas que ampliam a sala de estar, aumentando o contato com o ambiente externo e valorizando o imóvel. Este comportamento se tornou uma tendência, adotada até em cidades com clima menos favorável, como São Paulo", diz a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.

Com várias opções de aproveitamento do espaço, a varanda pode se transformar em jardim, espaço gourmet, Spa, sala de leitura, às vezes, até por meio de uma simples mudança dos móveis. Para o espaço ficar mais aconchegante, a arquiteta indica a substituição dos pisos cerâmicos por revestimentos mais nobres, como um porcelanato rústico e mármore com decks de madeira sobrepostos. "O piso em carvalho rústico é resistente e de fácil manutenção. A madeira de demolição também tem sido muito empregada", ressalta.

Ana Carolina destaca que é o projeto deve ser funcional, de forma que o local seja uma expansão da área social da residência. "Se a varanda contar com uma churrasqueira, vale utilizar mesas com bancos, detalhes de marcenaria que atendam a demanda da varanda. Também prever um ponto de energia elétrica para instalação de um frigobar ou até mesmo uma cave de vinhos. Enfim, tudo o que é necessário para se ter conforto preservando um bom espaço de circulação".

Na hora da escolha dos móveis atenção aos materiais mais resistentes às ações do sol, chuva, vento, e acima de tudo fungos. Para mesas e cadeiras, as madeiras de eucalipto, camaru e naval são as mais indicadas. Para proteger e forrar os móveis, materiais como acrílico e tecidos náuticos, impermeáveis, são uma boa pedida. "Eles não sofrem com a ação dos raios solares e dos fungos". A arquiteta também recomenda a madeira teca (naval), por ser resistente às intempéries, além de móveis de alumínio, fibra sintética e de vidro.

"Dependendo da área disponível, podemos selecionar poltronas, pufes, mesa de centro e lateral para compor uma gostosa área de estar. E se ainda sobrar espaço, pode-se optar por uma chaise ou por uma mesa para as refeições ao ar livre", sugere a profissional.

[galeria]

Além de saber escolher móveis resistentes, também é imprescindível saber quais plantas são adequadas para o espaço. No caso de uma varanda que venta muito, o ideal são plantas resistentes, como a ixora, que se adapta bem em lugares com sol e sombra. E dá flores o ano todo. Também em lugares com muito sol, buxinho, azaléia, onze horas, gerânio e petúnia (para ser pendurada) são uma boa pedida. No caso inverso, o espaço deve ser decorado com violeta africana, antúrio, lírio da paz e begônia.

A arquiteta lembra que muita gente tem dúvidas se deve ou não fechar a varanda. Se o fechamento for a decisão final, é preciso estar atento a legislação municipal. A medida também deve passar pela aprovação do síndico ou da administradora do condomínio. "Para o fechamento de varandas, o mercado oferece várias opções. Há o screen glass, sistema que não tem esquadrias, mas vidros presos em um trilho, que pode ser totalmente aberto ou fechado. Outra opção são os toldos retráteis, que possuem estrutura em alumínio, não enferrujam e dão leveza à peça. Um detalhe: as estruturas em vidro já garantem isolamentos acústico e térmico.


E como a intenção é torná-la em um espaço gourmet dá para fazer um brunch ou ainda uma tarde de queijos e vinhos, regada a muito bate-papo e, principalmente, a uma vista panorâmica da cidade, com a impressão de que você está na sua casa de férias.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: equilíbrio apartamento

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?