Dê uma pausa no trabalho

Dê uma pausa no trabalho

Agenda atribulada de compromissos, reuniões, tarefas... tome um pouco de fôlego, respire! Crie pequenos intervalos no seu trabalho frenético e tenha novos hábitos de descanso e relaxamento.

Exercícios físicos específicos são uma das alternativas mais eficientes e conhecidas que contribuem para aliviar o desconforto postural e a fadiga. Alongamentos, caminhadas e muitas vezes a ginástica laboral existente na empresa são opções de atividades amenas que aliviam a sobrecarga dos funcionários.

Mas, além disso, outras atitudes podem compensar o esforço físico e mental. É importante lembrar que é preciso também boa organização do trabalho e boas condições de ambiente.

Mesa de trabalho limpa e organizada, lugar para beber uma água, um café, uma boa iluminação e ventilação são exemplos de condições favoráveis para se trabalhar.

A alimentação também é muito importante e deve ser inclusa nessas pausas, não só na hora do almoço. Os especialistas indicam comer de três em três horas alimentos saudáveis. Uma fruta, um iogurte, uma barra de cereal ou um sanduíche pouco calórico são as melhores opções para aquele lanchinho rápido, prático, saudável e sem sujar o local de trabalho. Lembre-se: nada de associá-los a líquidos a não ser água, que é o mais recomendado, sempre.

Outro detalhe importante: você que trabalha horas em frente ao computador, não pense que a sua pausa é navegar pela internet. Levante-se, converse com um colega, respire ar puro, tome um café, se espreguice. Se você gosta de se entreter e acha difícil sair da frente da tela do computador, tente folhear uma revista, ler um livro, opte por outras fontes de informação.

leia também


Tente manter este hábito que até pesquisas científicas corroboram. Esses momentos de pausafazem mesmo bem à saúde. Um estudo britânico publicado no periódico especializado The Cochrane Library Journal afirma que a pausa para o cafezinho, por exemplo, torna os trabalhadores mais produtivos. Com ou sem efeito da cafeína, o momento de descanso também é um momento de recarga das energias. Por isso, não se prive deste hábito. E volte ao trabalho com mais raciocínio, concentração e disposição.

Por Jessica Moraes

Comente