Dá para lavar tênis na máquina de lavar?

Lavar tênis

Foto: Istockphoto

As caminhadas são longas e a gente, muitas vezes, se esqueça de lavar os tênis. Nós pesquisamos para saber quais os métodos mais práticos e eficazes e descobrimos que alguns modelos podem ser lavados na máquina de lavar roupas. Nesse caso, a recomendação é usar menos sabão em pó ou líquido e encurtar o tempo do molho.

O processo, no entanto, não é válido para calçados que tenham muitos detalhes, mais delicados, feitos de camurça ou de couro. Vale uma boa olhada na etiqueta do produto para saber quais os riscos que você corre de estragá-lo, se colocar na máquina.

Outra forma de lavar seus tênis é deixar de molho por algumas horas e depois esfregar com uma escova. Haja força para eliminar a sujeira! Use apenas sabão em pó ou líquido, pode ser sabão de coco. Se preferir, dá para colocar umas gotinhas de amaciante no molho. Seu tênis ficará mais macio e bem cheiroso.

E não se esqueça de deixar o tênis secar completamente antes de guardar no armário ou usá-lo de novo. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, um em cada três brasileiros tem problemas nos pés associado a presença de fungos. Por suas características e uso, o tênis é o local ideal para a proliferação desses bichinhos.

Confira um passo a passo para lavar o tênis na máquina:

  • Verifique se há resíduo de barro, chiclete ou pedrinhas na sola do calçado.
  • Depois, coloque cada pé do tênis em uma bolsa diferente. Não precisa tirar o cadarço. Feche e coloque dentro da máquina (um calçado de frente para o outro).
  • Escolha o ciclo de menor tempo e a menor quantidade de água.
  • Coloque apenas sabão, não precisa nem de amaciante, nem de alvejante.
  • Ao final da lavagem, seu tênis estará quase seco. Deixe-o secando a sombra e pronto.
  • Por Natália Farah

    Comente