Curta as férias com a família

Curta as férias com a família

Nada melhor que a chegada das férias escolares para que pais e filhos possam aproveitar esse tempo a mais para realizar atividades em conjunto, de modo a tornar o período mais prazeroso para todos.

"Os pais devem aproveitar as férias das crianças e sistematizar um espaço para conversar e ficar juntos", afirma a psicóloga Maria Helena de Barros, do CPPL. "Para isso é preciso deixar as crianças livres, com tempo para fazer nada, coisa muito importante, pois estimula a imaginação e a integração das experiências", completa a profissional.

Se a opção for visitar os avós, pode-se combinar um encontro com os primos da mesma faixa etária, por exemplo.

Manter contato com os colegas de escola também é uma forma interessante de divertir as crianças nas férias, bem como programar uma sessão de cinema no sofá (com direito a pipoca) para reunir os coleguinhas.

O importante é fazer aquilo que dá prazer. "Os pais, às vezes, se angustiam achando que têm que brincar com as crianças. Isso elas fazem com os ‘parceiros’. O importante é partilharem algo em comum", explica a psicóloga.

No caso de os pais sentirem necessidade de uma atividade em que a família possa interagir, há opções como piqueniques, passeios ao parque de diversão ou ao zoológico, trilhas e caminhadas ecológicas, entre outras.

Livrarias que promovem atividades lúdicas com a garotada também podem render uma visita. E mesmo o fim das férias pode ser um momento a mais junto aos filhos.


"Os pais podem organizar o material escolar com as crianças e conversar sobre o retorno às aulas", diz Maria Helena.

Por Jessica Moraes

Comente