Cuide da sua pele também no inverno

Sua pele merece atenção em todas as estações - Saiba aqui como hidratar a pele no inverno
hidratante inverno

iStock/© hanker81

No inverno os cuidados com a pele devem ser redobrados para não gerar futuros machucados ou manchas permanentes. A baixa temperatura e a pouca umidade do ar fazem a pele sofrer com ressecamentos constantes.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde o ideal é que a umidade do ar esteja em torno de 60%, o que não acontece no inverno. Por isso, na baixa estação, a pele perde a capacidade de hidratação espontânea, o que resulta em uma pele ressecada, com áreas de descamação e "coceiras".

Tratamentos como, por exemplo, o laser, peelings, preenchimentos, cirurgias plásticas são mais recomendadas durante o inverno, pois as temperaturas mais amenas favorecem os procedimentos pelos cuidados posteriores, que muitas vezes exigem a não exposição ao sol.

A ingestão de líquidos, 2,5 litros por dia, está entre as medidas para colaborar na hidratação da pele nesta estação. Líquidos como água, sucos e chás, além do acréscimo de frutas no cardápio diário, são atitudes viáveis para compensar maior desidratação. As frutas por exemplo possuem grande concentração de água e de substâncias anti-oxidantes como betacaroteno, licopeno, luteína e vitaminas C e E.

Cremes corporais que possuam maior capacidade hidratante, também são essenciais. A especialista em dermatologia, medicina estética e tricologia, Dra. Cristiane Braga, explica que os fotoprotetores são essenciais.

"É importante ser exigente com a fotoproteção mesmo nos dias frios. A orientação é que o filtro solar seja utilizado em todas as áreas expostas como face, colo, mãos, braços, com um fator acima de 20. Além, de ser saudável evitar a exposição, entre às 10h e 17h. Outros cuidados são essenciais como o uso de um sabonete hidratante no banho e, se possível, apenas nas áreas íntimas e axilas; tomar banho com água morna - quanto mais quente, mais aumenta o ressecamento da pele; permanecer no máximo cinco minutos no banho e apenas um banho por dia; utilizar aparelhos umidificadores de ambiente; evitar a coçadura, pois aumenta a chance de infecções da pele", explicou.

Vale lembrar que o ressecamento devido a baixa umidade do ar, além de provocar um aspecto esteticamente desagradável à pele, resulta na piora de dermatites e a coceira gerada pelo ressecamento. Isso pode resultar em lesões diversas, que podem evoluir posteriormente para manchas.

Quer saber mais sobre cuidados com a pele? A blogueira Juliana Goes

conversou com a dermatologista Irina Afonso para te explicar mais sobre a

hidratação da pele no verão. Você não pode perder:

Por Catharina Apolinário

Comente