Cuidados com os aquecedores

Fique atenta com o mau uso de aquecedores

Com a diminuição brusca da temperatura, a venda dos aparelhos aquecedores aumentaram, mas é preciso tomar alguns cuidados com o uso desses aparelhos para que não causem danos à saúde.

O mau uso do aquecedor pode prejudicar a defesa local do sistema respiratório, já que o aparelho pode causar ressecamento da mucosa, deixando as pessoas mais suscetíveis às infecções.

O aparelho também pode facilitar a disseminação de impurezas, que poderão ser aspiradas pelo pulmão. Por essa razão, é muito importante que o filtro do aparelho seja limpo ou trocado, já que o filtro tem como função retirar a poeira e fragmentos da corrente de ar que passam pelo aquecedor.

Manter o filtro limpo é a principal medida para manter a vida útil do aparelho e garantir a saúde de quem vai frequentar o ambiente.

Qualquer pessoa que é exposta ao aquecedor inadequadamente está sujeita a desenvolver infecções respiratórias, devido à quebra das defesas locais do trato respiratório. Contudo, crianças e idosos merecem atenção especial, pois de uma forma geral, estes apresentam imunidade mais baixa.

"Outro grupo de risco são os pacientes imunodeprimidos que, independentemente da faixa etária, possuem um fator de risco maior, uma vez que seu sistema imunológico é fragilizado e incapaz de criar anticorpos para combater uma doença", diz Dra. Mara Rúbia Figueiredo, coordenadora da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.


A médica recomenda a limpeza do aparelho e do ambiente, a ingestão de líquidos e manter a vacinação em dia. As mesmas dicas são válidas para os aquecedores de carro.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde equilíbrio cuidados bem estar