Cuidados com as mãos

Cuidados com as mãos

Foto: Dreamstime

Será mesmo que as mãos podem entregar a idade que a pessoa tem? Alguns sinais podem dar vestígios disso: manchas, rugas, veias saltadas podem evidenciar o envelhecimento.

Isso porque a pele das mãos é mais fina do que na maior parte do corpo, sendo exposta a ventos fortes, radiação UV, poluição e também ao uso de detergentes e sabões, fatores todos que contribuem para a desidratação e envelhecimento precoce dessa região.

O processo biológico feminino também contribui para o envelhecimento. Associado à menopausa, afeta a produção de colágeno, dando uma aparência carnuda às mãos. E com o passar do tempo, a quantidade de gordura sob a pele também diminui, deixando as veias e tendões mais visíveis.

Por isso a prevenção é fundamental. Passar o filtro solar também nas mãos, diariamente e com FPS 30, usar luvas na hora de lavar louças, roupas e demais objetos com o uso de sabão e detergente e passar diariamente creme hidratante com ureia nas mãos, que melhora a textura da pele, são medidas que evitam as conseqüências do envelhecimento nas mãos.

Se essas medidas preventivas são ignoradas, não resta outro caminho a não ser recorrer de tratamentos específicos. Confira alguns.

Laser para manchas - o tratamento é indicado para remover manchas senis e vasos. Após algumas semanas, as manchas desaparecem ou são suavizadas.

Crioterapia - é uma aplicação de nitrogênio em forma de spray na mancha, provocando queimadura pelo frio. O pigmento sai e a pele fica lisa.

Peelings químicos - peelings à base de ácidos que removem manchas e melhoram a qualidade do colágeno, mas deixa a pele bem sensível.

Radiofrequência - aparelho com ondas de rádio atinge as manchas provocando queimaduras que eliminam a mancha. A recuperação ocorre em cerca de dez dias.


Ácido Hialurônico injetável - formulação injetada na pele que incrementa a hidratação local e dá efeito de firmeza e pele rejuvenescida.

Por Jessica Moraes

Comente