Cuidados com a máquina de lavar

Cuidados com a máquina de lavar

Foto: Getty Images

Existem alguns cuidados você deve tomar ao usar sua máquina de lavar roupas para evitar problemas e desgaste. O primeiro hábito necessário para conservar não apenas a lavadora, mas todos os seus equipamentos eletrônicos é sempre ler e guardar o manual de instrução.

Outro detalhe é ver se a sua lavadora precisa ser limpa internamente antes do primeiro uso. Muitas máquinas vêm com esta recomendação. O processo é simples, basta colocar uma medida de sabão (entre 30 e 45 ml) no fundo do cesto ou no compartimento indicado e girar o botão até o programa de lavagem econômica ou dia a dia e esperar o ciclo terminar.

Algumas máquinas de lavar têm um programa específico para a limpeza do equipamento, isso porque a manutenção da parte interna deve ser repetida mensalmente. Neste caso, é preciso usar alvejante direto no cesto ao invés do sabão e selecionar um programa de lavagem pesada para garantir que todo o produto seja removido.

Esse procedimento vai evitar que resíduos acumulados na lavadora manchem as roupas durante a lavagem e eliminará os resíduos de sabão em pó que se acumulam com o tempo.

Essa remoção também pode ser feita usando vinagre branco no lugar do alvejante. Atenção, a limpeza interna da máquina deve ser feita com ela vazia, ou seja, sem nenhuma peça de roupa.

Outras partes da lavadora como o dispenser de sabão e amaciante, o filtro de fiapos, a borracha vedadora da porta e o filtro da mangueira de entrada de água também necessitam ser limpas periodicamente. Com um pano macio umedecido, escova e pincel, você vai dar conta dessas tarefas.

Não use produtos inflamáveis, ácidos e abrasivos como álcool, querosene, gasolina, solventes e também não lave a máquina com jatos de água. Esses procedimentos podem causas problemas elétricos e aumentar o risco de choque.

Na hora de começar a lavar a roupa, não se esqueça de sempre checar os bolsos das roupas, alfinetes, palitos, moedas, clipes, parafusos, pregos, pois podem causar danos à máquina de lavar e ocasionar a perda da garantia.


Veja também se os botões estão firmes e zíperes fechados, para que eles não se desprendam das peças durante a lavagem. Retire ainda cintos e enchimentos das roupas antes de colocá-las na lavadora. Uma dica importante é nunca colocar mais água na lavadora com a ajuda de baldes ou mangueiras.

Por Jessica Moraes

Comente