Cuidados ao lavar as roupas

Saiba o que fazer para preservar suas roupas na la

Foto tongdang/http://bit.ly/IZKHBR

Com a invenção da máquina de lavar roupa, a tarefa doméstica se tornou mais fácil, certo? Errado. Muitas vezes, na correria do dia a dia, as mulheres acabam não tomando alguns cuidados essenciais para a conservação das peças. Confira dicas do que não fazer com suas roupas para mantê-las novas por mais tempo.

- Não misture roupas de uso pessoal com as de cozinha (toalhas e panos de prato), panos de limpeza, cobertores de animais e uniformes de pessoas que trabalham em hospitais e outros locais em que haja risco de contaminação (indústrias químicas, por exemplo). As peças usadas na cozinha devem sempre ser lavadas separadamente das demais porque, além de conterem gordura, podem também ter restos de alimentos, além de não ser higiênico misturar essas peças. Já as roupas de trabalho pesado precisam ser lavadas separadamente devido do tipo de sujeira existente.

- Jamais misture roupas muito sujas com as menos sujas. As peças muito sujas exigem um trabalho maior e um processo mais agressivo na máquina, que desgastam mais as peças, não havendo necessidade nas roupas mais limpas. O ideal é lava-las separadamente.

- Não deixe as roupas de molho sem necessidade ou por muito tempo. Isso pode provocar manchas e um desbote acentuado. Só as peças muito sujas é que precisam de molho prolongado.

- Sempre leia as instruções nas etiquetas das roupas. Os símbolos de lavagem existem justamente para que você entenda qual é a melhor maneira de conservar aquela peça.

- Jamais misture roupas brancas com coloridas porque elas ficarão manchadas. Mesmo quando você mistura peças brancas àquelas coloridas que não soltam tinta, elas podem amarelar.

- Não exagere no sabão, o excesso não limpará suas roupas. Quanto mais sabão você colocar nas roupas, mais elas precisarão ser enxaguadas e poderão desbotar. Além disso, devido os enxangues não serem eficientes, pode ficar resíduo de sabão nas peças, causando alergias.


- Use sempre amaciante nas roupas, mas sem exagerar na quantidade. Uma pequena medida é suficiente para deixar as fibras mais macias, facilitar o passamento e deixar as peças com toque suave e perfume.

- Não acredite em truques milagrosos para remoção de manchas. Há tecidos que desbotam e até esgarçam com o uso de produtos inadequados ou itens caseiros.

Por Carmem Sanches

Comente