Crise de água: como economizar

Saiba como fazer a sua parte para poupar o planeta e o bolso
desperdício-água

Foto - Shutterstock

A falta de água já é uma realidade em algumas cidades e estados brasileiros. O problema se deve não só a falta de infraestrutura hídrica e a estiagem, como ao desperdício, contaminação e principalmente à cultura de abundância, onde o consumidor não entende a água como um produto raro.

Infelizmente, as mudanças de hábito não vieram a tempo de evitar os problemas que estamos passando atualmente. Os impactos crise hídrica já podem ser sentidos não só na pele de moradores, como na agricultura das regiões região Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Centro Oeste ( no estado de Goiás). 


Para te ajudar a fazer a sua parte e ainda por cima economizar nas despesas, o VilaMulher reuniu aqui algumas dicas para evitar o desperdício e quebrar a cultura de abundância:

Feche bem as válvulas

desperdício-água

Foto - Shutterstock

Manter o chuveiro ou a pia da cozinha escorrendo pode te fazer perder mais de 20 litros de água por dia. Ao longo de um ano, essas gotinhas desperdiçam ao menos 16 mil litros de água limpa e tratada. Ou seja, cerca de R$ 1.200 na sua conta.

Nada de canos furados

desperdício-água

Foto - Shutterstock

Um buraquinho de 2 mm em um cano desperdiça 96 mil litros em um mês. Feche as torneiras, interrompa o consumo e veja se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se sim, procure um profissional, porque certamente você está com vazamentos em casa. 

Tome banhos mais curtos

desperdício-água

Foto - Shutterstock

Leve um cronômetro, relógio ou timer para o banheiro e desafie-se a reduzir o tempo de banho. Nada de fazer depilação embaixo d'água viu? Feche o chuveiro enquanto faz isso.

Aposente a banheira, você chega a usar até 100 litros de água! O chuveiro geralmente fará uso de menos de um terço dessa quantia.

Cuidado com a descarga 

desperdício-água

Foto - Shutterstock

Uma dica é atualizar o seu banheiro com a compra de um vaso sanitário de baixo fluxo. Esse tipo de modelo dá descargas com 6 litros de água a menos. Você também pode adotar o método da ONG SOS Mata Atlântica, que propõe que as pessoas façam xixi no box, logo antes de começarem a se lavar, para economizar o equivalente a uma descarga por dia. 

Lave porções completas de roupas ou louças

desperdício-água

Foto - Shutterstock

Espere até ter muitas roupas ou louças antes de uma lavagem. Nada de lavar pouca roupa só porque você quer vestir o mesmo par de jeans no dia seguinte. Ao lavar as roupas, lembre-se de usar o modo econômico.

Sobre a crise hídrica:

Em São Paulo, a falta de chuvas se repetiu nos últimos quatro anos e se prolongou por janeiro de 2015. Somente agora, em fevereiro, houve uma mudança no padrão atmosférico e as chuvas começaram a cair, porém não o suficiente para suprir reservatórios como o Sistema Cantareira, que atende 9,8 milhões de paulistas. A agricultura já sofreu perdas consideráveis, o que pode afetar diretamente os preços e a qualidade dos alimentos. A situação é grave, e o planeta sofre, então vamos economizar?

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: água economia de água