Crie o hábito de se espreguiçar

Espreguiçar crie o hábito logo cedo e antes de dor

Foto: Stock4B/Corbis

Depois de um longo período de sono, o corpo parece que pede uma boa espreguiçada. Esticar bem os braços para cima, as pernas, mexer o pescoço levemente de um lado para o outro sempre respeitando os limites do seu corpo.

Segundo especialistas, o hábito melhora a postura, alonga e dá flexibilidade ao corpo, pois ativa a circulação e lubrifica as articulações, além de dar mais disposição de enfrentar as tarefas do dia. Confira abaixo algumas vantagens:

Acorda o cérebro

Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente.

Dá mais prazer

O ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.

Afasta dores de cabeça

O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar.

Lubrifica as articulações

Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem.

Deixa o corpo jovem

A partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.

Reduz riscos de lesões

Se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. Espreguiçar, portanto, deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite.

Alivia a fibromialgia

Está cientificamente comprovado cientificamente que espreguiçar faz bem aos portadores da fibromialgia, doença em que o paciente apresenta uma condição de dor generalizada e crônica. A prática alivia às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.


Por Natália Farah

Comente