Cosméticos Veganos

Cosméticos Veganos

Foto Divulgação

Antes de escolher os seus produtos de beleza não preste atenção apenas na sua composição e eficácia. Prefira também aqueles que comprovem ser Vegan, ou seja, não usam ingredientes de origem animal, nem fazem testes de produtos em animais.

No Brasil várias empresas já estão preocupadas em produzir cosméticos veganos, uma nova necessidade do mercado. Algumas marcas até possuem o selo da Vegan, emitido pela organização internacional de mesmo nome, que tem o objetivo de combater qualquer ação de agressividade à fauna.

É o caso da marca Surya Brasil, que fabrica cosméticos com ingredientes vegetais ou de origem vegetal, como a linha de shampoos e condicionadores à base de canela, coco e laranja. Segundo a presidente Célia Cecília Angelon, as avaliações de desempenho dos produtos são realizadas em pessoas, por meio de centros de pesquisa e desenvolvimento independentes, sem riscos para o indivíduo que testa o produto.

Já a Ecologie Cosméticos começou em 1986 a importar proteínas vegetais, para evitar a utilização de ingredientes derivados de sacrifícios de animais em seus produtos. Atualmente, ela pesquisa e desenvolve produtos à base de ingredientes naturais, além de valorizar os princípios ativos.

A sua linha de produtos capilares é feita com extratos de banana, alecrim, bardana, chá verde, romã, entre outros. Os produtos para o corpo são à base de extrato de semente de algodão, algas, pêssego e frutas vermelhas.

A marca está citada no "Guia Vegano", idéia que nasceu durante o Congresso Vegetariano Mundial em Florianópolis (novembro de 2004). O site não conta apenas com marcas de cosméticos veganos, cerca de 20, como também indica produtos de higiene, limpeza, roupas, e ainda produtos de couro vegetal. Consulte o site e abrace essa idéia!

Por Juliana Lopes

Comente