Cores nas paredes

Cores nas paredes

foto reprodução: site apartment Therapy

A época das estações mais quentes do ano chegou e que tal pintar as paredes, esquentando mais ainda o clima da sua casa? Além de acabar com a mesmice, traz para o seu lar um ambiente mais envolvente, acolhedor e aconchegante.

Mas antes de se animar e pintando a casa inteira com qualquer cor, se atente para saber o que cada cor pode transmitir e representar aos cômodos da casa.

O vermelho, por exemplo, é uma cor vibrante, que está diretamente relacionada às emoções intensas, mas adquire simbologias bem distintas de acordo com a cultura. É a primeira tonalidade a capturar nossa atenção. Por isso, use-a com certo bom senso. Não é qualquer pessoa que encara o vermelho com disposição.

O amarelo, assim como o laranja, também faz parte da família de cores quentes e vibrantes, pode alegrar mais a casa e estimula a energia, a concentração, a comunicação. Mas a cor é forte e dependendo do tom, cansativa aos olhos.

Em contrapartida, o azul celeste, por exemplo, tranqüiliza, traz frescor e serenidade. Junto com o verde, que inspira sentimentos de esperança e renovação, são cores mais neutras e menos invasivas aos olhos de quem não está acostumado com cores fortes e extravagantes nas paredes. É uma opção para quem quer largar do branco, mas está começando a ousar somente agora.

Já quem está acostumado a inovar e gosta de apostar em uma decoração marcante, pode ousar mais ainda com tons escuros, como o cinza, o marrom, o roxo. Também são cores delicadas de se usarem, pois nem sempre as pessoas estão preparadas para receber cores mais sombrias, mas que podem se destacadas com objetos mais claros e alegres.

Uma opção para quem busca uma cor diferente é mesclar tons de lilás e rosa. Cores que estimulam o afeto, o romantismo e são capazes de transformar os ambientes e deixá-los mais zen, mais relaxantes.

Confira alguns ambientes com paredes coloridas e perceba as inúmeras possibilidades de transformar o seu cantinho para melhor!

Por Jessica Moraes

Comente