Consumo consciente no supermercado

Você faz a sua contribuição para o futuro do planeta? Que tal começar hoje a praticar o consumo consciente? Preste atenção em algumas medidas simples na hora de fazer compras no supermercado. Antes de começar pare um pouco e reflita sobre os seus atos de consumo. Veja algumas dicas:

Evite fazer compras por impulso - é interessante planejar bem antes de ir ao mercado, afinal, quanto menos você comprar, menos vai jogar fora.

Evite mercadorias com muitas embalagens - prefira aquelas não-embaladas (como, por exemplo, alimentos frescos). Também é interessante optar pelas embalagens que tragam quantidades adequadas para sua família. Evite o desperdício.

Compre produtos duráveis e resistentes - eles aumentam a vida útil por meio de recargas e refis, como, por exemplo, cartuchos de impressão, pilhas e baterias recarregáveis. Reutilizar é muito importante.

Ecobag - leve sua própria sacola ao fazer as compras, assim você deixará de usar vários sacos plásticos. Já existem várias delas nas lojas, aliás, está super na moda! Algumas são vendidas nos próprios supermercados. Só para ter uma idéia. o plástico demora 450 anos para se decompor e ainda ocupa de 15% a 20% do volume de um lixão. Não é preciso dizer mais nada, certo?

Alimentos - compre produtos da região onde vive, assim haverá menos desperdício na hora do transporte. Prefira hortaliças e frutas da época. Ao comprar aves veja de que maneira elas foram criadas, em geral elas são alimentadas e confinadas para que aumentem de peso.

Empresas responsáveis - preste atenção nas marcas conhecidas por suas práticas éticas e responsáveis com a natureza e com a sociedade. Se informe. Veja quais são os impactos de alguns produtos para a sociedade e meio ambiente. E exija das empresas uma boa postura. Para isso, entre em contato com o SAC das empresas. Compre produtos feitos com material reciclado.

Fonte - Idec (Instituto de Defesa do Consumidor)

Por Juliana Lopes

Comente