Consumo consciente no escritório

Às vezes, a gente passa mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa. Sendo assim, o consumo consciente também pode e deve ser feito no escritório. São práticas simples, que não atrapalham o rendimento do trabalho e ajudam a contribuir com o meio ambiente. Confira.

Transporte - pelo menos uma vez por semana deixe o carro em casa. Vá com os amigos, use o transporte público ou pegue a bicicleta da garagem. Também ofereça carona aos seus colegas de trabalho. A cada quilômetro rodado, um automóvel lança no ar 430 gramas de dióxido de carbono (CO2), um dos gases do efeito estufa.

Automóveis - regule os motores, eles passarão a consumir 10% menos de combustível. Lave menos os veículos e opte pela lavagem a seco. Também desligue o motor quando estiver no trânsito. E ainda prefira gás natural, álcool ou biodisel, a queima desses combustíveis são menos poluentes.

Papel - economize papel e desenvolva o hábito de ler na tela do computador. Aproveite para programar as impressoras para o modo frente e verso e sempre que possível utilize a impressora no modo Rascunho. Use papel produzido de maneira ecologicamente correta. Proponha que todos joguem o papel em uma caixa. Ela pode ser doada para uma cooperativa de reciclagem do material.

Copos - não use os descartáveis. Tenha a própria caneca.

Computador - caso você fique mais de meia hora sem usá-lo, vale a pena desligar. E para o monitor esse número reduz para 15 minutos. Também configure o computador para economizar energia: regule o brilho da tela, o tempo para o micro entrar no modo de espera. Caso compre um novo monitor, prefira os de cristal líquido (LCD), eles consomem menos energia.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: consumo consciente consumo papel reciclado