Consumo consciente dos alimentos

Simples medidas que fazemos em casa podem ajudar muito na conservação do planeta. Basta prestar atenção no uso e descarte dos alimentos, além de todo o lixo que jogamos fora. Apenas 2% dele em todo Brasil é reciclado. Na Europa e Estados Unidos essa porcentagem é de 40%. Confira o que você poder fazer no dia-a-dia:

Alimentos

Evite o desperdício - talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam variações no cardápio. Veja aqui algumas dicas.

Verduras e Legumes - tire as partes estragadas ou amassadas e aproveite as partes boas. Você poder fazer uma boa seleta de legumes com elas.

Conservação - prefira produtos duráveis, como potes de plástico com vedação, tipo “Tupperware”.

Aparência dos alimentos - quando for comprar alimentos não embalados prefira os legumes ou batatas com um pouco de terra, pois duram ainda mais.

Lixo

Separe o lixo corretamente - não esqueça das cores. Vermelho (plásticos), Papel (azul), Orgânico (marrom), Madeira (cinza), Metais (amarelo), Verde (vidros). Pilhas e baterias devem ser devolvidas aos fabricantes.

Alumínio - ainda que o Brasil recicle 95% do seu alumínio produzido, a produção dele é poluidora, portanto, é importante reduzir o consumo de latinhas de refrigerante. Também diga não às embalagens de isopor.

Material reciclável - não misture embalagens de plástico em contato com contaminantes (óleos, graxas, colantes, solventes etc.). Dessa forma ele deixará de ser reciclável.

Comida - se for jogar comida fora, pelo menos separe os alimentos em secos e molhados, para facilitar e incentivar a reciclagem.

Compacte o lixo - amasse latinhas de alumínio e garrafas plásticas para que eles ocupem menos espaço.

Roupas e utensílios - doe roupas, livros ou brinquedos.

Fonte - Instituto Akatu

Por Juliana Lopes

Comente