Conheça as vantagens da aromaterapia

aromaterapia e óleos essenciais

A aromaterapia, como o próprio nome diz, se dedica ao estudo terapêutico através dos princípios ativos denominados óleos essenciais e auxiliam na cura de males físicos e emocionais. Esses óleos essenciais são extratos concentrados de plantas aromáticas, que podem se encontradas nas folhas, frutos, flores, sementes e raízes.

Eles podem ser utilizados em massagens, aromas no ambientes ou banhos de relaxamento. No corpo agem de várias formas: sobre a pele, protegem, regeneram e desintoxicam. Pela via respiratória agem como descongestionante e expectorante.

A técnica da aromaterapia pode facilmente ser feita em casa, sem oferecer nenhuma contra-indicação. Conheça alguns desses óleos essenciais que podem ser encontrados em farmácias homeopáticas:

Eucalipto - indicado para o sistema respiratório. É um óleo incolor, de ação expectorante, bom para a prevenção e tratamento de coenças como asma, bonrquite, sinusite a te mesmo resfriados. Também serve como desinfetante de ambientes e repelente para insetos.

Alecrim - indicado para o sistema circulatório e vascular, o óleo de alecrim oxigena todo o organismo. Estimulante, ele age sobre o esgotamento físico e é bom para quem sofre de pressão baixa. Também é um bom tônico capilar, combatendo a caspa e o ressecamento dos cabelos.

Alfazema - é um óleo de cor amarela indicado para o sistema nervoso. Também conhecido como lavanda, possui um aroma leve, herbáceo que atua como calmante, analgésico e cicatrizante. Também é bom para alívio de tensões musculares, é um poderoso anti-séptico e também indicado para quem sofre de insônia.

leia também


Melaleuca - com fragrância semelhante à cânfora, ele fortalece a imunidade do organismo. Bom para vários tipos de infecções, para o tratamento de acnes, herpes, aftas, micoses de unha e problemas de pele.

Por Jessica Moraes

Comente